Publicado em: 18/12/2009 13:00 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social

UPA tem construção confirmada para 2010

UPA tem construção confirmada para 2010 UPA tem construção confirmada para 2010

Foi confirmada pelo deputado federal Rodrigo Rocha Loures, no último dia 8 de dezembro, a instalação da Unidade do Pronto Atendimento (UPA) em Ibiporã, já no próximo ano. A confirmação aconteceu durante audiência com o ministro José Gomes Temporão.

A Unidade de Pronto Atendimento foi uma das primeiras conquistas do prefeito José Maria que, desde o início do ano, tem se empenhado na solução dos problemas na saúde pública da cidade.

O prefeito comentou que o Paraná receberá 15 UPA\'s e que garantir um investimento importante deste para nossa cidade foi uma grande vitória que certamente fará toda diferença no atendimento da família ibiporaense. \"Todos devem comemorar, pois se trata de um investimento de grande porte, que trará reflexos positivos para o atendimento nas UBS e também no Hospital Cristo Rei. A família ibiporaense merece um atendimento de qualidade e é isso que estamos buscando\", frisou José Maria.

A UPA contará com novos e modernos equipamentos, terá macas de repouso e fará o atendimento de urgência e emergência dos pacientes trazidos pelas ambulâncias do SAMU. Com 700m², será construída com recursos federais, da ordem de R$ 1 milhão, e o Governo do Estado entrará com R$ 350 mil para a compra de equipamentos. O Estado também repassará R$ 100 mil por mês para a manutenção do serviço.

Caberá à Prefeitura, além da aquisição do terreno, a contratação dos profissionais para o atendimento. Além de oferecer exames laboratoriais, a Unidade de Pronto-Atendimento da Saúde contará com aparelhos de raio-X, ultra-sonografia e eletrocardiograma.

John Kennedy terá novo posto de saúde

Outra boa notícia para os ibiporaenses será a construção de um novo posto de saúde no Jardim John Kennedy.

A Prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde recursos para \"adequar minimamente\" o atual posto do bairro e acabou recebendo, no dia 14 de dezembro, um parecer do Fundo Nacional de Saúde favorável à aprovação da construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) de porte I.

Ela irá abrigar no bairro mais uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que consiste em: um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um agente comunitário de saúde.

\"Comemoramos essa conquista, juntamente com a população do John Kennedy, que necessita muito do atendimento do nosso sistema de saúde\", disse a secretária municipal de Saúde de Ibiporã, Leilaine Furlaneto.