Publicado em: 10/02/2010 17:00

Prefeitura e UEL firmam convênio para orientar jovens na escolha da profissão

Prefeitura e UEL firmam convênio para  orientar jovens na escolha da profissão Prefeitura e UEL firmam convênio para orientar jovens na escolha da profissão

Pelo termo, a UEL disponibilizará a equipe do programa \"Profissão Certa\", que conta com um psicólogo e três estagiários da área, para apoio a estudantes no momento mais difícil da escolha da profissão: os últimos anos antes do vestibular.

\"O Profissão Certa será uma ferramenta importante que dará agilidade e garantia para o futuro universitário escolher a sua carreira\", salientou o prefeito José Maria. Ele lembrou que este já é quinto convênio firmado entre a UEL e a Prefeitura nos últimos 12 meses.

Na UEL, nos últimos anos, a evasão dos universitários no primeiro ano chegou a 9% do total de ingressantes. Os dados não são diferentes também em outras universidades brasileiras.

\"No caso da UEL nossa preocupação é ter estudantes satisfeitos e com os recursos públicos que não podem ser despendidos, portanto nada melhor do que o jovem fazer a escolha ideal de seu curso\", definiu Wilmar Marçal.

COMO FUNCIONA

O programa vai funcionar a partir de visitas a escolas da rede pública, onde serão apresentados questionários com o objetivo de medir o interesse dos alunos. Num segundo momento a equipe aplica um teste para levantar as habilidades.

Finalmente, a equipe do programa devolve o resultado, apontando a área de atuação que mais se aproxima das preferências do estudante. Nos casos onde não é possível definir uma área específica, o candidato é convidado a participar de encontros onde são feitos atendimentos em grupos de 10 estudantes.

Participaram da solenidade, além do reitor e do prefeito, a primeira-dama e presidente da APMIF, Eliana Ferreira; a coordenadora de qualificação profissional da Secretaria Municipal do Trabalho de Ibiporã, Sônia Martins; a pró-reitora de Graduação da UEL, Fátima Cristina de Sá e a coordenadora do programa Profissão Certa, psicóloga Sandra Serafim.