Publicado em: 18/02/2010 10:20

Prefeitura traz o ProJovem Trabalhador para Ibiporã

Prefeitura traz o ProJovem Trabalhador para Ibiporã Prefeitura traz o ProJovem Trabalhador para Ibiporã

Em breve, os jovens trabalhadores de Ibiporã terão uma nova oportunidade de capacitação para o ingresso de forma mais qualificada no mercado de trabalho. Trata-se do ProJovem Trabalhador, programa do Governo Federal que a Prefeitura irá trazer para Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho. No total, serão investidos no município R$ 473 mil para a realização do programa.

Na última semana, a secretária municipal Lourdes Aparecida Narcizo esteve durante três dias em Brasília participando de um treinamento para a implantação do programa em nível local.

A meta é capacitar este ano 300 jovens de Ibiporã com idade entre 18 e 29 anos que estejam desempregados. O compromisso do município com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é inserir, ao final do curso, 90 destes jovens (30% dos inscritos) no mundo do trabalho formal.

Além de receber a formação gratuita, os jovens receberão uma bolsa-auxílio de R$ 100 por mês durante seis meses, mediante comprovação da freqüência.

\"Os cursos serão de longa duração, com 350 horas/aula e garantirão de fato uma profissionalização aos participantes em áreas que o mercado está demandando pessoal, conforme temos observado na procura das empresas na nossa Agência do Trabalhador\", afirmou a secretária Lourdes.

Em reunião realizada com o prefeito José Maria e a vice Sandra Moya, que contou com a participação de vários secretários e diretores, a secretária do Trabalho apresentou o plano de ação do programa e as áreas em que ele oferece capacitação.

Foram elencadas pelos presentes as seguintes áreas de interesse para Ibiporã: arte e cultura (curso de fotógrafo social, operador de câmera e finalizador de vídeo); reparos na construção civil (ladrilheiro, pintor, gesseiro e reparador de pisos); telemática (operador de telemarketing, serviços de helpdesk em computadores, assistente de vendas em informática e celulares); vestuário (vendedor, costureira e reparos em roupas); e madeira e móveis. Destas, apenas três terão que ser escolhidas.

O ProJovem Trabalhador unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária também foi ampliada para 18 a 29 anos. Anteriormente, os programas atendiam apenas a jovens de 16 a 24 anos.