Publicado em: 15/03/2010 12:30

Curso da Prefeitura ensina a manipulação correta dos alimentos

Curso da Prefeitura ensina a manipulação correta dos alimentos Curso da Prefeitura ensina a manipulação correta dos alimentos

Com o objetivo de oferecer alimentos seguros e de qualidade para todos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, está realizando hoje (15/3) e amanhã (terça-feira, 16), no Cine Teatro Pe. José Zanelli, o curso \"Boas Práticas de Manipulação para o Serviço de Alimentação\".

O curso é gratuito e tem o objetivo de orientar todas as pessoas que trabalham com alimentos - no preparo, no transporte ou na distribuição - , de acordo com o que prevê a Resolução nº 216/2004, da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Participaram da cerimônia de abertura, entre outras autoridades, o prefeito José Maria, a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlamento Rodrigues, a vereadora Maria Romana, e a coordenadora da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ibiporã, Cíntia Novais. Após a abertura, o sanitarista Alfredo Benatto, da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), falou sobre os \"Riscos Químicos dos Alimentos\".

\"Parabenizo essa iniciativa da Prefeitura de Ibiporã de promover um cursos desses para prevenir doenças e intoxicações com a sua população. Se antes tínhamos provocar esse tipo de evento para alertar as cidades, hoje são as próprias Prefeituras e comunidades que se dispõem a promovê-los\", elogiou Benatto.

\"E o tema é muito pertinente - continuou o sanitarista -, pois a alimentação é para ser ato nobre, é algo intrínseco ao ser humano e os cuidados precisam ser cada dia maiores, pois hoje cada vez mais as pessoas fazem as refeições fora de casa\", disse Benatto.

Outros profissionais especializados falarão sobre a higiene alimentar, doenças transmitidas por alimentos e procedimentos padronizados. O curso é dirigido a trabalhadores e empresários do ramo alimentício, ambulantes, profissionais de cozinha industrial e alunos de cursos profissionalizantes.

A implantação de boas práticas para manipulação dos alimentos serve para o controle preventivo de doenças transmitidas por alimentos, garantindo a segurança alimentar dos consumidores. A afirmação é da nutricionista Renata Albieri, da Secretaria de Saúde de Ibiporã, que será uma das palestrantes.

A capacitação desses profissionais que preparam alimentos será obrigatória, através de Lei Municipal que já esta em fase de estudo, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Cíntia Novais.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Dia 15 (HOJE, segunda)

8h30 às 12h - Palestra: \"Riscos Químicos nos Alimentos\".

Alfredo Benatto (sanitarista da Secretaria de Saúde do Paraná- SESA)

13h às 16h- Palestra: \"Doenças Transmitidas por Alimentos - DTAS\".

Elcio Rossi (médico veterinário da Secretaria de Saúde de Ibiporã)

16h30 - Encerramento

Dia 16 (terça)

8h30 às 12h - Palestra: \"Boas práticas de manipulação no serviço de alimentação\". Renata Freitas Albieri (nutricionista da Secretaria de Saúde de Ibiporã)

13h às 16h - Palestras: \"Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e procedimentos operacionais padronizados\".

Luciana Bolonhezi (médica veterinária da Secretaria de Saúde do Paraná -SESA)

16h30 - Encerramento