Saúde

 

Publicado em: 19/03/2010 09:23 | Fonte/Agência: The Journal Of The American Medical Association http://jama.ama-assn.org

Consumo de peixe


Whatsapp

 

Consumo de peixe Consumo de peixe

Durante a Quaresma, período que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, muitas pessoas consomem peixe pelo menos duas vezes por semana, como orienta a Igreja Católica em substituição à carne vermelha. Estudos mostram que este consumo reduz em até 36% o risco de acidentes vasculares.

Além de ser fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e minerais, o peixe é fonte de Ômega-3, uma gordura importante que não é produzida pelo organismo e beneficia o funcionamento do coração. Possui também grande quantidade de proteína animal e menor quantidade de gordura quando comparada às carnes vermelhas.

Entre os benefícios do consumo da carne do peixe podemos destacar a diminuição na taxa do colesterol, diminuição do risco de doenças coronarianas e arteriosclerose, controle da pressão alta, manutenção do peso pelo controle do apetite, fonte de proteínas que contribuem para a digestão, atua no processo inflamatório e em mulheres grávidas evita a depressão pós-parto e auxilia no desenvolvimento cerebral do feto.

Com exceção dos peixes que já vêm salgados, defumados ou desidratados, o peixe deve ser consumido bem fresco.

Existem algumas dicas para a hora da compra e preparo do peixe:

  • Os olhos devem ser transparentes, brilhantes e sem manchas. Depois de muito tempo no gelo os olhos ficam achatados e sem brilho.
  • A carne deve ser branca ou rosada e, ao ser pressionada, não deve ser muito mole e nem deixar uma marca afundada.
  • O corpo deve estar liso, com a pele intacta e brilhante e as escamas bem presas ao corpo.
  • As guelras devem ser brilhantes e com cor vermelha, clara e sem marcas acinzentadas.
  • O peixe deve estar conservado no gelo e não deve ser comprado se estiver exposto ao sol e à presença de insetos.

O peixe fresco deve ser consumido o mais rapidamente possível por ser um alimento altamente perecível. Para descongelar a carne do peixe basta tirá-la do congelador e colocá-la na geladeira na noite anterior ao preparo, não deve ser descongelada à temperatura ambiente. Se for preparada ensopada ou cozida pode ser levada diretamente do congelador à panela.

O peixe deve sempre ser bem cozido para o consumo a fim de evitar a contaminação pelo Diphyllobothrium latum, também conhecido como tênia do peixe. A infecção ocorre pela ingestão de carne de peixe crua ou mal cozida contendo larvas do parasita, o que na maioria dos casos não provoca sintomas. Nas infecções muito intensas o indivíduo pode apresentar desconforto abdominal, náusea, vômito, diarréia, perda de apetite e de peso, obstrução intestinal, deficiência de vitamina B12 e anemia.

A Vigilância Sanitária de Ibiporã irá realizar visitas nos estabelecimentos para verificação.