Publicado em: 26/03/2010 08:54

Inauguração da nova Agência do Trabalhador

Inauguração da nova Agência do Trabalhador Inauguração da nova Agência do Trabalhador

Resultado do esforço da administração municipal e do Governo do Estado, a nova sede representará mais espaço, melhores serviços e o fim do pagamento do aluguel

Será inaugurada neste sábado, dia 27, às 11 horas, a nova sede da Agência do Trabalhador de Ibiporã. O evento será no novo endereço, na Avenida Dom Pedro II, 294, ao lado da Praça Pio XII. Trata-se do imóvel onde funcionou durante vários anos a Agência de Rendas de Ibiporã e que foi cuidadosamente restaurado pelo Governo do Estado para receber a demanda dos serviços oferecidos aos trabalhadores no município.

O motivo de grande comemoração por parte do prefeito José Maria e da secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, é que com o novo espaço, a Agência passará a contar com um prédio próprio, livrando o governo estadual do aluguel pago na sede atual, na Rua Vicente Machado.

\"Todos nós sonhamos com a casa própria. Agora, os trabalhadores de Ibiporã terão casa própria para buscar os seus benefícios  relacionados ao trabalho, emprego, qualificação profissional e os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal. E finalmente teremos endereço fixo\", salientou Lourdes, lembrando que o serviço já funcionou em vários endereços diferentes ao longo das gestões municipais.

O novo prédio, segundo ela, também irá melhorar  o visual do centro da cidade e trará benefícios à população, devido à sua localização. \"Recuperamos um prédio público que se encontrava bastante degradado, incomodando vizinhos e maculando o nosso cartão postal (a Praça Pio XII)\", observou.

O imóvel foi doado para a Secretaria do Trabalho do Paraná (SETP) e cuidadosamente reformado pelo governo a pedido do prefeito e da secretária, que é também a gerente local da Agência do Trabalhador. \"Somos gratos ao secretário Nelson Garcia e ao Governo do Paraná por esta conquista\", afirmou Lourdes.

Além da sede própria, economia aos cofres públicos e a fixação em um endereço, Lourdes citou outros benefícios que a obra trará para Ibiporã: \"Poderá receber investimentos governamentais para avançar cada vez  mais nos benefícios à população, agregando outros serviços que antes não podíamos oferecer devido ao espaço restrito na atual agência. Além de maior conforto aos funcionários e aos usuários do Sistema Público de Emprego, como ar-condicionado, instalações modernas e uma construção dentro das normas brasileiras de acessibilidade.

HISTÓRICO

A Agência do Trabalhador surgiu em Ibiporã em 1993, com o nome de Sine (Sistema Nacional de Emprego), tendo Silvia Moya como a primeira gerente. Ela ficou no cargo até o ano 2000. As gerentes seguintes foram Ieda Bacarim, Ireny Sorge do Nascimento e desde 2009 a secretária Lourdes é que está no comando. O primeiro endereço foi uma sala do Centro Social Urbano (CSU). Depois funcionou numa casa na Avenida Dom Pedro II e em seguida na Rua Primeiro de Maio, onde hoje está o CRAS. Depois se mudou para a atual sede, na Rua Vicente Machado.