Educação

 

Publicado em: 03/09/2012 11:34

Aprendendo sobre carrancas e o folclore brasileiro


Whatsapp

 

Aprendendo sobre carrancas e o folclore brasileiro Aprendendo sobre carrancas e o folclore brasileiro

   Os alunos da Escola Municipal Carlos Augusto Guimarães, de Ibiporã, se divertiram aprendendo na semana passada. A professora Camila dos Santos, da disciplina de Arte, e os alunos dos 5º anos, confeccionaram 'carrancas', esculturas colocadas na proa dos navios que navegam pelo Rio São Francisco. Também colaboraram nas atividades as professoras das turmas participantes, Clemires Nunes, do 5º ano A, e Maria Elizabeth Silva de Oliveria Martins, 5º ano B.

   Cada aluno trouxe de casa uma telha de cerâmica e, juntos, escolheram um modelo e confeccionaram a peça com materiais fornecidos pela escola, como argila, tintas, colas e pincéis.

   A carranca é uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira ou cerâmica e utilizada na proa das embarcações que navegam pelo São Francisco.

   Espalhou-se no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é africana ou ameríndia, ou se seriam amuletos ou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros.

   Segundo a diretora da escola Carlos Guimarães, Marley Pelizer Machado, esta atividade fez parte das comemorações do Dia do Folclore, projeto desenvolvido na escola durante todo o mês de agosto.

   Os alunos do 4º ano A, da professora Gisela Feltrin, também contribuíram com a riqueza cultural do País, confeccionando cartazes que demonstram todos os conhecimentos populares atribuídos ao folclore nacional.

 


Imagens