Publicado em: 06/09/2012 14:08

Programa amplia crédito e oferece consultoria gratuita

Programa amplia crédito e oferece consultoria gratuita Programa amplia crédito e oferece consultoria gratuita

Por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Fomento Paraná S/A e Aceibi (Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã), foram lançados no dia 24, em Ibiporã, os programas estaduais Bom Negócio Paraná e Banco do Empreendedor, ambos de grande importância para os empreendedores locais. Eles oferecem ampliação de crédito às empresas e consultoria gratuita.
   O Banco do Empreendedor é uma linha de crédito operacionalizada pela agência Fomento Paraná que oferece novas oportunidades para micro e pequenas empresas, com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões.
   O representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) presente ao evento, Mário Antonello, coordenador do Programa Universidade sem Fronteiras, explicou que o objetivo é fomentar os empreendimentos em cada município do Paraná, através de programas e ações voltadas à capacitação dos profissionais e empresários.
   Ele ressaltou a contribuição do conhecimento científico para o sucesso dos empreendimentos, lembrando que os integrantes do programa terão curso de capacitação com professores da UEL, apoiados por alunos de um projeto de extensão. Os docentes responsáveis são Daniel Barros (do Departamento de Economia) e Marli Verne (Departamento de Administração).

Orientação aos empreendedores
   O assessor técnico da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e coordenador do Bom Negócio Paraná, João Tigrinho, detalhou de maneira pedagógica o funcionamento do programa.
   Enalteceu o trabalho realizado em Ibiporã para a implantação da Lei 123/2006 – Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) – e suas alterações desde 2009 por intermédio do Comitê Gestor da MPE, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil. Relatou que por esse motivo Ibiporã foi escolhida para receber o programa, tornando-se a 34ª cidade do Paraná beneficiada com essa ação.
   Para a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, o programa representa “um salto no desenvolvimento das iniciativas e oferece inovação através de consultoria competente, além de possibilitar o financiamento orientado de maneira segura e gratuita.”
   Ao final, os seguintes representantes assinaram o acordo de cooperação técnica para a execução do programa: Daniel Barros (UEL), Mário Antonello (SETI), Lourdes Narcizo (Secretaria do Trabalho), Daniele Conte (Sebrae Londrina), Leopoldo Semprebom (Aceibi), Luciano Betiate e Juarez Ignacio (Prefeitura) e Adaueber de Paula (agente de desenvolvimento e crédito de Ibiporã).

Como funciona o programa
   O programa Bom Negócio Paraná e a linha de crédito do Banco do Empreendedor Paraná nasceram especialmente para realizar ações voltadas para o fortalecimento dos empreendedores dos municípios paranaenses.
   O Bom Negócio Paraná oferecerá capacitação em gestão empresarial gratuita nas áreas de empreendedorismo e projetos de vida: Gestão de Negócios, de Pessoas, Gestão Financeira, Comercial e Estratégica.
   A capacitação com foco em gestão de negócios possibilitará aos empreendedores o acesso a serviços de consultoria e acompanhamento.
   Ao final do diagnóstico, dependo da avaliação de crédito do cliente e da capacitação feita pelo empreendedor, as taxas de juros podem chegar a uma das mais baixas do mercado: 0,55% ao mês.

O que pode ser financiado:

•    Investimento fixo: construção, ampliação, reforma ou modernização de empreendimentos, aquisição de softwares, máquinas e equipamentos além de treinamento, consultoria, pesquisa, estudos e projetos relacionados ao investimento.
•    Investimento misto: financia o investimento fixo e o capital de giro associado, limitado a 70% do valor do financiamento do investimento fixo.
•    Ex.: ao financiar uma máquina, a empresa poderá necessitar de capital de giro para adquirir a matéria-prima.
•    Capital de giro puro: limitado a operações de até R$ 15.000,00.

Valores dos Financiamentos:

•    R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00 para empresas com receita bruta anual de até R$ 360.000,00.
•    R$ 15.000,01 a R$ 300.000,00 para empresas com receita bruta anual entre R$ 360.000,01 a R$ 3.600.000,00.

Informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Trabalho/ Agência do Trabalhador - Av. Dom Pedro II, 294, Centro - Telefones: (43) 3178-0223 / 3258-9355.

Entidades parceiras: Fomento Paraná, SEFA, SEIM, SETI, SETS, SEAB, SETU, Sebrae/PR, Faciap, Fecomércio, FIEP, FAEP, Fampepar, ACP, BNDES, CEF, Aceibi, Prefeitura Municipal de Ibiporã e sociedades de garantia de crédito.