Publicado em: 18/09/2012 14:59

Postos de coleta de medicamentos e embalagens

Postos de coleta de medicamentos e embalagens Postos de coleta de medicamentos e embalagens

Conforme a Lei n° 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, do Decreto 7.404/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações relacionadas com o tema, que tenham impacto significativo para a implementação da referida política e para a proteção da saúde da população e do meio ambiente. A ação tem o slogan ‘Protegendo o meio ambiente, protegemos a vida’.

Foram instituídos postos de coleta de medicamentos vencidos e de embalagens de remédios em toda a rede pública municipal: nas oito Unidades Básicas de Saúde, CAPS Adulto e CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAFI), Centro de Referência de Especialidades Medicas de Ibiporã (CREMI).

“Alguns medicamentos, como os antibióticos, que são utilizados para combater bactérias, se não forem corretamente descartados podem contaminar o meio ambiente, levando à contaminação da água, do solo e, por consequência a dos alimentos”, afirma o medico veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Elcio Rossi.

A população ibiporaense que tiver medicamentos vencidos, remédios pela metade, tubos de pomada e comprimidos, deve depositar nestes postos de coleta. Já frascos, embalagens vazias e cartelas sem comprimidos devem ser descartadas no lixo reciclável comum.
“Lembramos que seringas e agulhas não podem ser descartadas nestes postos. Precisam ser embaladas e entregues ao profissional de saúde ou da farmácia”, acrescenta Rosângela Borges, coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal.

Colaboração: Rosângela Borges - Divisão de Programas de Saúde/SMS - PMI - Informações: (43) 3178-0327, 3178-0304.