Publicado em: 17/10/2012 13:27

Mulher: neste sábado tem prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero

Mulher: neste sábado tem prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero Mulher: neste sábado tem prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero

Acontece neste sábado, dia 20/10, em todos os postos de saúde (UBS) de Ibiporã, das 8 às 17 horas, a Campanha de Prevenção contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero. Todas as mulheres que ainda não fizeram os exames este ano estão convocadas a comparecer a alguma das UBSs da cidade para realizá-los.

Haverá coleta de preventivo e exame clínico de mama, além de informações sobre esses tipos de câncer que, infelizmente, ainda matam muitas mulheres no Brasil. Durante todo o mês de outubro enfermeiras estão à disposição das mulheres nas UBSs para informar a respeito.

“O câncer de mama é um tipo que, se detectado precocemente, tem 100% de chances de cura”, afirma a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, chamando as mulheres para a realização do exame. Lembrando que adolescentes menores de 18 anos devem vir acompanhadas de um responsável.

Baseando-se em diretriz do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta às mulheres que o auto-exame da mama não é mais considerado um procedimento seguro para se detectar o câncer, por isso é necessário ir a uma UBS e fazer o exame com um (a) médico (a) ou enfermeiro (a).

Outra orientação é que toda mulher acima de 35 anos realize também a mamografia ao menos uma vez ao ano. “Não estamos desassistidas desse exame. As que forem às nossas unidades de saúde receberão um encaminhamento para fazer a mamografia em Londrina”, lembra a coordenadora de Programas de Saúde da SMS, Rosângela Borges.

As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa, realizada em todo o Estado com o objetivo de conscientizar a população feminina.