Publicado em: 05/11/2012 10:05

Prefeitura formou 17 novos eletricistas

Prefeitura formou 17 novos eletricistas Prefeitura formou 17 novos eletricistas

Aconteceu no último daí 19 a formatura da primeira turma de Eletricista Instalador Predial, curso com 300 horas de duração, realizado pela administração pública de Ibiporã, com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

O curso foi executado pelo SENAI, parceiro do Município, que, por meio de suas ações, já mudou a vida de muitos ibiporaenses nos últimos anos. Os alunos tinham cadastro nos programas sociais do governo federal, requisito necessário, uma vez que os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Durante três meses, os 16 alunos e uma aluna se dividiram entre aulas teóricas, práticas, palestras e visitas técnicas, o que deu excelente capacitação

O instrutor Nelson Viezorkosky Filho, do SENAI, emocionou-se ao relatar o sucesso de seus alunos, que já estão sendo encaminhados para contratos em serviços particulares e empregos formais.

Um exemplo é Júlio Cézar Ilheu Merquires, promovido na obra em que trabalhava, do cargo de servente para o de eletricista oficial. Hoje, ele faz instalação elétrica nas casas populares do Programa de Habitação de Ibiporã, que estão sendo construídas na Zona Sudeste da cidade. Três alunos se uniram e montaram uma equipe de prestação se serviços autônomos e já exibem o cartão de visita. João Dumas Neto, por exemplo, que é servidor da Prefeitura, se orgulha de agora ser “eletricista oficial” e não apenas auxiliar, com antes.

No dia 19 eles receberam os certificados e comemoram essa etapa vencida, com seus professores e autoridades presentes, entre elas a primeira-dama Eliana Eik Ferreira, a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, e as coordenadoras Sônia Martins, da Secretaria do Trabalho, e Jane, do SENAI.

A cerimônia aconteceu na Telessala do Trabalhador. A primeira-dama Eliana enalteceu o trabalho do SENAI, destacou a importância da qualificação para a vida dos trabalhadores e agradeceu à Secretaria do Trabalho e felicitou aos formandos.
 Os alunos demonstraram estar muito felizes com a oportunidade e a gratuidade do curso. Importante ressaltar que o custo total do curso foi R$ 20.700,00 que retornam dos cofres do Governo Federal ao município em forma de benefício aos trabalhadores do Bolsa Família.