Publicado em: 12/11/2012 09:42

Ibiporã em 2º lugar no Paraná Sorridente

Ibiporã em 2º lugar no Paraná Sorridente Ibiporã em 2º lugar no Paraná Sorridente

PRÊMIO PARANÁ SORRIDENTE (*)

2009 - Ibiporã - 1º lugar
2010 - Ibiporã - 2º lugar
2011 - Ibiporã - 2º lugar

* entre municípios com 20 mil a 100 mil habitantes

Os dentistas da rede municipal de saúde de Ibiporã receberam uma ótima notícia no último dia 25 de outubro, data em que se comemora nacionalmente o Dia do Dentista. A confirmação veio na semana passada, pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR).

O prêmio está na sua 4ª edição e Ibiporã ficou em 2º lugar entre os municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes, na avaliação referente às práticas adotadas em saúde bucal no ano de 2011. A data e local da entrega da premiação ainda não foram definidos.

O prêmio é uma iniciativa do CRO-PR, em conjunto com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e a Divisão Estadual de Saúde Bucal da SESA/PR. É referente à “Gestão em Saúde Bucal” na esfera municipal, e visa contribuir assim para a valorização profissional e o fortalecimento da classe odontológica.

Vinte e sete municípios se inscreveram na edição de 2011 e, entre os médios, com 20 mil a 100 mil habitantes, Jandaia do Sul ficou em 1º lugar e Ibiporã em 2º. Os seguintes foram: 3° Rolândia, 4° Cornélio Procópio, 5° Cambé, 6° Ubiratã, 7° Francisco Beltrão, 8° Campo Mourão e 9° São Mateus do Sul.

A administração municipal parabeniza todos os profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde e destaca que os resultados se devem ao fato de se colocar a prevenção em 1º lugar. “Essa administração está voltando a atenção bucal para dentro das escolas de período integral. As crianças estão sendo atendidas pelas equipes do PSF Bucal (nas UBSs) desde o berçário até o 5º ano”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues.

Segundo ela, há “um comprometimento extremo” dos dentistas do município em melhorar o atendimento à população. “Eles não ficam como espectadores. São pró-ativos e procuram agir no sentido da prevenção”, concluiu.