Publicado em: 14/11/2012 14:50

Inauguração da UBS do John Kennedy

Inauguração da UBS do John Kennedy Inauguração da UBS do John Kennedy

No dia do aniversário de Ibiporã (8/11), a comunidade do Jardim John Kennedy e bairros próximos ganhou um presente: sua nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que garantirá mais conforto e dignidade à população.

A UBS é o terceiro investimento feito Executivo Municipal desde 2009, com o objetivo de dar mais dignidade às famílias do bairro. Até então os usuários do antigo posto de saúde dividiam o espaço com os alunos da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira. Em abril de 2011, a atual administração entregou a ampliação e reforma da escola, que foi toda equipada, com um investimento de R$ 752 mil. E em novembro de 2011 foi inaugurada a nova rede de abastecimento de água do John Kennedy, que agora recebe a água do Aquífero Guarani.

A solenidade teve as presenças do prefeito José Maria e da primeira-dama Eliana Eik Ferreira, da vice-prefeita Sandra Moya, o deputado federal André Vargas, a chefe da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Djamedes Garrido; a secretária de Saúde de Ibiporã, Leilaine Rodrigues; os vereadores João Coloniezi e Maria do Sindicato; além de outras autoridades e a população do bairro.

PIONEIRO HOMENAGEADO

A UBS recebeu o nome do pioneiro Olemário Mendes Borges, o 1º farmacêutico de Ibiporã e formado em Farmácia pela USP de Ribeirão Preto. Foi também professor e casou-se com Dálgima Eik Borges. Sua primeira farmácia em Ibiporã funcionou onde hoje fica a Farmácia Central. Depois mudou-se para a Avenida José Bonifácio, onde teve a farmácia por mais de 20 anos, na esquina do Hospital Santa Terezinha.

“Foi um homem bom, digno, que dedicou parcela de sua vida pela saúde das pessoas. Foi um farmacêutico sempre pronto a atender os que precisavam”, destacou a primeira-dama Eliana, filha do Sr. Olemário.

Ela, juntamente com seus irmãos Ricardo Eik e Adriana Eik Mendes Paloco, estiveram no ato em razão da homenagem ao seu pai e pioneiro.

A nova UBS do John Kennedy é uma unidade completa, com consultório odontológico, três consultórios de atendimento, salas de esterilização, de agentes comunitários e de reuniões. “Tudo para aprimorar a acessibilidade e humanizar o atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Leilaine Rodrigues.