Publicado em: 19/11/2012 17:05

Dia de combate a Dengue é marcado por planejamento para os próximos meses

Dia de combate a Dengue é marcado por planejamento para os próximos meses Dia de combate a Dengue é marcado por planejamento para os próximos meses

No dia Nacional de Combate a Dengue, secretários municipais e o prefeito José Maria Ferreira se reuniram para definir as estratégias que serão usadas nos próximos meses para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a dengue. O trabalho será realizado nas escolas, comércio, indústrias e nos bairros.

A primeira medida foi adotada hoje com o lançamento da Campanha 10 Minutos - Tire 10 minutos do seu dia para limpar o seu quintal, que tem o objetivo de conscientizar a população a olhar regularmente os quintais de suas casas. "É muito importante começar a mudança em sua própria casa, uma vez que qualquer tipo de lixo, entulho ou vasilhame no quintal pode ajudar na proliferação do mosquito e no aumento dos casos de dengue. Nós achamos que na nossa casa não tem foco, mas é preciso olhar direitinho. Uma simples tampinha de garrafa pet pode se tornar um foco da dengue", afirmou a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Além da campanha, foram discutidos diversos pontos, como o aumento da fiscalização do serviço de limpeza de rua em todas as áreas da cidade, principalmente nos bairros, fundos de vale, margens da linha férrea e de estradas, e dos canteiros das obras públicas. Também será feito o monitoramento dos recicladores.

A principal mudança será a concentração de esforços para implantar o plano de combate à dengue da Secretaria Estadual de Saúde, conforme determinação da resolução 029/2011. O plano estabelece medidas a proprietários de estabelecimentos comerciais e industriais cujas atividades facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, como ferros-velhos e depósitos de materiais recicláveis. A norma técnica tem respaldo da legislação federal e do código sanitário do Estado e regulamenta a aplicação de sanções para os que deixarem de cumprir as regras, estabelecendo multas que podem ir de R$ 2 mil a R$ 200 mil e, dependendo da reincidência, instrumentos para fechar o estabelecimento.

De acordo com a secretária de Saúde, a norma é nova e se tornou um instrumento importante que dá às autoridades municipais e estaduais mais poder de ação contra aqueles que se recusam a se adequar, colocando em risco a saúde pública de toda população. Durante a reunião, foram discutidas diversas estratégias a serem utilizadas nas empresas, como treinamento dos técnicos em segurança do trabalho das empresas que já possuem esse profissional contratado.

O prefeito José Maria solicitou que todo o trabalho seja feito em parceria e com bastante comunicação interna, seja entre os próprios secretários ou com o setor de endemias da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária.

"Estando alinhados, fica mais fácil articular e administrar as medidas, potencializando os resultados. Os ibiporaenses estão de parabéns, pois contribuíram muito para que o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) da dengue fosse de apenas 0,11%. Esse resultado é um reflexo da conscientização da população e da mudança de estratégia dos agentes de endemias, mas é preciso continuar a tomar cuidado e atribuir um padrão de comportamento para que todos - administração municipal, comércio e toda a sociedade civil - possam melhorar ainda mais nosso LIRA, que já é exemplo para os municípios", afirmou José Maria.

Na próxima semana, secretários, empresários e proprietários de lojas de construção civil irão se reunir para juntar esforços na campanha.