Publicado em: 29/11/2012 08:15

Campanha de prevenção à Aids em Ibiporã encerra nesta sexta, dia 30/11

Campanha de prevenção à Aids em Ibiporã encerra nesta sexta, dia 30/11 Campanha de prevenção à Aids em Ibiporã encerra nesta sexta, dia 30/11

Em Ibiporã, como parte das ações relativas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Sáude, realiza a campanha “Fique Sabendo”. A ação integra a campanha lançada pelo Ministério da Saúde no dia 20/11 e faz parte de uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C).

Em Ibiporã, a campanha está sendo realizada desde terça-feira, dia 27 de novembro e vai até sexta, dia 30, com o atendimento ao público às 9 horas, no Centro de Saúde Eugênio Dal Molin. É realizado neste horário um aconselhamento pré e após o Teste Rápido de HIV e sífilis. Também serão realizados os exames na Unidade de Saúde do Jardim Kennedy, na sexta-feira, dia 30 de novembro, às 8h30 às 10h30.

Hoje, das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Os testes rápidos demandam apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos e, em caso de positividade para alguma doença, o encaminhamento para o tratamento é imediato. Todo o processo é acompanhado por profissionais que fazem um trabalho de aconselhamento pré e pós-teste.

A Campanha será realizada para pessoas na faixa etária a partir de 13 anos de idade. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

É necessário levar a identidade, ou algum documento com foto.

O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso. Em caso de dúvidas, procure a Unidade de Saúde. Informe-se pelo 136 ou www.aids.gov.br

Mais informações na Coordenação da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde / PMI, pelos fones: 3178-0327 e 3178-0304.