Publicado em: 28/11/2012 13:45

Atenção: Nota de Esclarecimento

Atenção: Nota de Esclarecimento Atenção: Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que estão incorretos os dados divulgados no último dia 27 à imprensa pelo Ministério da Saúde, sobre o índice de infestação do mosquito da dengue em Ibiporã. As matérias publicadas sobre o índice em vários municípios do País alertam sobre cidades com índices elevados, que não é o caso de Ibiporã.

A informação foi de que Ibiporã estaria com um LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) de 2,6, quando na verdade é de 1,1, conforme demonstrou o último LIRA feito em Ibiporã, neste mês de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde já tomou as providências e fez contato direto com representantes do Ministério da Saúde e da 17ª Regional de Saúde para que o dado seja corrigido.

“Nosso índice está em 1,1, ou seja, muito próximo do preconizado como aceitável pela Organização mundial de Saúde (OMS), que é 1,0. Os dados divulgados estão errados. Nossas equipe de agentes estão fazendo um trabalho de prevenção constante que cobre toda a cidade e assim não deixamos que esse índice aumente”, salientou a secretária Leilaine Furlaneto Rodrigues.

No último dia 19/11, a Secretaria lançou também mais uma campanha junto à população, a “Campanha 10 Minutos - Tire 10 minutos uma vez por semana para limpar o seu quintal”, que orienta os moradores a olharem regularmente as instalações da sua casa.

“Não é possível ter um índice alto, pois fazemos um trabalho de prevenção diário, temos os agentes sanitários concursados, por isso não há rotatividade nessa categoria; temos uma população envolvida com as ações do município, as secretarias trabalham integradas e as escolas e igrejas colaboram muito. Fora isso, nossa coleta seletiva é modelo, tanto que ganhamos o prêmio nacional A3P, do Ministério do Meio Ambiente, na semana passada. Isso reduz muito os riscos de dengue”, afirma Leilaine.

(ver matéria sobre o prêmio no link http://www.ibipora.pr.gov.br/noticia/mostrar/20246-Ibipor%C3%A3+conquista+1%C2%BA+lugar+no+Pr%C3%AAmio+A3P+do+Minist%C3%A9rio+do+Meio+Ambiente.html )