Publicado em: 05/12/2012 13:46

Concluída mais uma turma do “Desafio 100 Dias”

Concluída mais uma turma do “Desafio 100 Dias” Concluída mais uma turma do “Desafio 100 Dias”

Mais uma turma finalizou o Desafio dos 100 dias, o programa da Secretaria Municipal de Saúde que propõe a reeducação alimentar dos participantes. Toda a semana, durante 4 meses, o grupo participou de atividades relacionadas a atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia e acupuntura, além de participarem de uma palestra sobre obesidade.

No último dia do projeto, os participantes passaram por uma avaliação médica de “antes e depois”. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, os resultados foram muito satisfatórios. “A maioria dos participantes tiveram diminuição de glicemia, colesterol e triglicérides, ou seja, conseguimos atingir nosso principal objetivo, a preservação da saúde dos ibiporaenses”, afirmou a secretária.

No caso da participante Vera Lúcia de Oliveira, esse objetivo foi realmente alcançado. Vera estava com exames de diabetes alterados no início do programa. Essa semana, veio o alívio. “Adorei fazer o Desafio, consegui perder peso, melhorar a minha saúde; estava com começo de diabetes e, graças à Deus, normalizou. Também não tinha sono, depois da acupuntura passei a dormir melhor, as  dores nas pernas melhoraram e agora estou ótima, recomendo pra todo mundo fazer!”, afirmou.

Para a maioria dos participantes, o programa auxilia não só a perda de peso e a reeducação alimentar, mas também na elevação da auto-estima.

“Eu me sentia muito mal, estava acima do peso, a minha auto-estima estava muito baixa, mas aqui, com a ajuda de todos os profissionais, eu aprendi muito sobre alimentação, coisas que eu não fazia. Hoje me alimento melhor e estou me sentindo muito bem, minha auto-estima está lá em cima.”, afirmou Ângela Luzia de Andrade.

O “Desafio dos 100 Dias” é realizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Dentre os principais objetivos do programa estão a reeducação alimentar, melhora da auto estima e de auto controle,diminuição da ansiedade e melhora da qualidade do sono, com conseqüente melhora da qualidade de vida da população.

A próxima turma do programa será aberta em março de 2013. As inscrições podem ser feitas em qualquer posto de saúde de Ibiporã.