Publicado em: 04/01/2013 11:48

Alerta contra o mosquito da dengue

Alerta contra o mosquito da dengue Alerta contra o mosquito da dengue

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, volta a alertar a população para o perigo da proliferação do mosquito da dengue na cidade neste início de ano.
   A secretária de Saúde de Município, Leilaine Furlaneto Rodrigues, explica que há dois fatores de risco: o primeiro são as chuvas constantes que caem nesta época do ano, o que favorece a proliferação do mosquito. O segundo é o fato de que muitas pessoas viajam de férias em janeiro e acabam deixando os seus quintais desprotegidos. Aí servem de criadouro para o Aedes aegypti se reproduzir.
   “Tem chovido muito desde o mês de dezembro e temos verificado o aumento da ocorrência do mosquito na cidade. Por isso, voltamos a alertar os moradores e pedimos mais uma vez que cada um faça a sua parte, tirando dez minutos por semana para deixar o seu quintal limpinho e retirando qualquer objeto que possa acumular água. É uma medida simples e rápida, mas se não for feita, as consequências podem ser danosas, não só para a família, mas para toda a vizinhança”, adverte Leilaine.
   A Secretaria reforçará junto à comunidade a campanha “10 minutos por semana é o tempo que você precisa para limpar seu quintal”, lançada no mês de novembro. A partir deste sábado (dia 5), uma moto com alto-falante percorrerá as ruas da cidade, alertando a população para a vigilância que precisa ser mantida.
   Nunca é demais relembrar: elimine qualquer tipo de lixo, entulho ou vasilhame que possa acumular água no seu quintal ou no entorno de sua casa ou estabelecimento. Lembre-se que o mosquito atua num raio de até 150 metros. A secretária Leilaine Rodrigues conclui dizendo que “quando todos, poder público e sociedade, se envolvem no combate à dengue, podemos evitar a doença em nossas famílias”. “Por isso faça a sua parte!”, convoca a secretária.