Publicado em: 11/01/2013 08:14

Boa notícia: Ibiporã terá incubadora de confecções

Boa notícia: Ibiporã terá incubadora de confecções Boa notícia: Ibiporã terá incubadora de confecções

O prefeito José Maria anunciou na semana passada mais uma conquista para a área industrial e para os pequenos empreendedores de Ibiporã. A partir de agora, eles receberão um apoio inicial para que suas empresas possam decolar e ter condições de sobreviver no mercado.

Ibiporã ganhará uma incubadora voltada à área de confecção. Será construída com recursos do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) com uma contrapartida do Município. O recurso federal (R$ 500 mil), que é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos Hauly, foi depositado esta semana na conta da Prefeitura.

A liberação desse recurso contou com o apoio importante do deputado federal André Vargas, que, a pedido do prefeito José Maria, agilizou durante o ano passado a tramitação deste e de outros processos de Ibiporã em Brasília.

O projeto da incubadora é de novembro de 2010, foi aprovado pelo Ministério, mas como estava parado em Brasília, o Município corria o risco de perder o recurso. “Esse foi um autêntico caso de projeto resgatado pela administração, pois se não fosse a insistência do prefeito José Maria e a intervenção do deputado André Vargas teríamos perdido o recurso”, afirma o gerente de acompanhamento de convênios federais na Prefeitura, Tomás Falkowski.

De acordo com o prefeito José Maria, “essa é uma obra muito importante e aguardada pela população”. “Com ela, o município vai poder fomentar a confecção, possibilitando a geração de emprego e renda”, declarou.

A INCUBADORA
   Será um barracão de aproximadamente 600 m2 para abrigar até 12 microempresas, em espaços de 40 a 45 m2 cada.   Ele tem o objetivo de dar suporte às empresas por três anos. “Neste período o microempresário aprenderá as ferramentas básicas de gestão e controle para poder tocar sua empresa e ter uma eficiência econômica. “Depois dessa ajuda, ele tem condições de caminhar com as próprias pernas”, diz Tomás.

SECRETARIA DO TRABALHO
    Como será uma ação de fomento à microindústria, o gerenciamento da incubadora ficará a cargo da Secretaria Municipal do Trabalho, que já desenvolve ação semelhante de apoio aos microempresários locais por intermédio do programa Banco Social e outras ações escolhidas pelo Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa e pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano de Ibiporã.  O Comitê Gestor tem como parceiros do poder público municipal o Sebrae, a ACEIBI e entidades de classe.
   A administração municipal e o Comitê Gestor estudarão as melhores propostas para abrigar na incubadora e definirão os ramos de atividade que forem mais adequados para o espaço.