Publicado em: 23/01/2013 14:28

Recursos para combate à dengue

Recursos para combate à dengue Recursos para combate à dengue

O prefeito José Maria, de Ibiporã, estará em Curitiba nesta quinta-feira (dia 24), para a solenidade de assinatura do repasse de recursos do Governo do Estado para 32 municípios aplicarem em ações de combate à dengue. A cerimônia será às 14 horas, no Palácio Iguaçu, com as presenças do governador Beto Richa, do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, e dos prefeitos destes municípios beneficiados.

Ibiporã irá receber R$ 96.639,52, que virão por meio do Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde (VigiaSUS), da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Ao todo, o governo repassará R$ 4,2 milhões a 32 municípios das regiões Norte, Noroeste e Oeste.

Em reunião com a secretária municipal de Saúde, Leilane Furlaneto Rodrigues, o prefeito José Maria determinou que os recursos que virão sejam aplicados em aquisição de bombas costais, EPIs (equipamentos de proteção individual) para os aplicadores de inseticida e outros equipamentos que a Secretaria julgue necessários.

De acordo com Leilaine, Ibiporã foi uma das cidades que recebeu grande valor, se considerado o seu número de habitantes. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) feito em Ibiporã apontou um índice médio de 2,97, bem inferior ao de outros municípios da região, inclusive Londrina, que com um LIRA de 8,0, corre risco de epidemia.

O índice mais baixo em Ibiporã é resultado do trabalho constante de prevenção executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, mas é necessário a população continuar sempre vigilante, acabando com qualquer foco do mosquito da dengue na cidade.