Publicado em: 27/04/2010 12:55

Vacinação em Ibiporã supera as expectativas

Vacinação em Ibiporã supera as expectativas Vacinação em Ibiporã supera as expectativas

Superou a expectativa a procura dos ibiporaenses pela vacina contra a Gripe A (H1N1) e também pela vacina dos idosos acima de 60 anos contra a gripe comum. Somente no último sábado (24/4), quando foi deflagrada pela Prefeitura uma campanha de vacinação coletiva na Praça Pio XII, 1.244 idosos se imunizaram. Muitos se vacinaram contra a gripe sazonal e outros - por serem doentes crônicos - contra a Gripe A.

\"Agradeço a toda a equipe da nossa Secretaria de Saúde, pelo empenho que todos estão tendo para conseguirmos atingir a meta traçada para protegermos nossa população contra a gripe\", afirmou a secretária municipal Leilaine Rodrigues. Segundo ela, \"se não fosse a dedicação e a colaboração\" dos vários funcionários da Secretaria, os resultados não teriam sido tão bons.

Leilaine parabenizou também a população pelo interesse em se imunizar e lembrou que a cidade está com uma cobertura vacinal bem maior que outras do Paraná e do Brasil. De acordo com dados preliminares da Secretaria Municipal, mais de 12 mil pessoas no município (com população de 48 mil habitantes) já tomaram a vacina contra a Gripe A.

Durante a semana, a vacina contra a H1N1 continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os grupos selecionados pelo Ministério da Saúde: pacientes com doenças crônicas, gestantes, crianças de até 2 anos e adultos entre 20 e 29 anos. Os adultos com 30 a 39 anos serão atendidos na etapa seguinte, em maio.

Quem são os doentes crônicos que devem se vacinar contra a Gripe A (até dia 7 de maio) *:

1) Pessoas com grande obesidade
2) Com doença respiratória crônica desde a infância
3) Asmáticos
4) Com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória
5) Com imunodepressão
6) Com diabetes
7) Com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias  crônicas
8) Com doença hepática
9) Com doença renal
10) Com doença hematológica
11) Com tratamento contínuo com salicilatos (aspirina e outros)
12) Portadoras de cardiopatias
13) Hipertensão arterial pulmonar.

* Orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA)