Publicado em: 04/03/2013 13:34

Empréstimos pelo Banco Social de Ibiporã aumentam quase 10 vezes em 3 anos

Empréstimos pelo Banco Social de Ibiporã aumentam quase 10 vezes em 3 anos Empréstimos pelo Banco Social de Ibiporã aumentam quase 10 vezes em 3 anos

Com o objetivo de gerar empregos e desenvolver empreendimentos de pequeno porte em Ibiporã, a administração municipal, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador, contemplou - através do Programa Banco Social - 107 pequenos empreendedores com empréstimos em dinheiro para capital de giro e investimento fixo.

Desde 2001 foram emprestados mais de R$614.355,77, sendo deste total, R$ 555.105,77 apenas nos últimos três anos (Jan/2010 a Fev/2013). Esses números mostram que Ibiporã se apresenta sobre um novo perfil, de cidade empreendedora, que tem como objetivos elevar o padrão de vida, a geração de empregos e incentivar o empreendedorismo entre a população.

"A nossa administração fez uma opção pelo fortalecimento da economia do município, buscando novos empreendimentos, porém, sem deixar de apoiar as pequenas iniciativas, que são os empreendedores individuais e os pequenos empresários, pois estes são de suma importância para a estabilidade social, e, em geral, empregadores de mão de obra, contribuindo assim para a elevação da renda na comunidade", afirmou o prefeito José Maria.

Já para o agente de crédito e desenvolvimento da Agência do Trabalhador de Ibiporã, Adaueber de Paula, o investimento nos empreendedores é motivo de grande satisfação. "Eu me sinto gratificado quando o empresário consegue melhorar e gerar mais empregos. Visito os empreendimentos antes e depois dos empréstimos e me emociono com que um pouco de dinheiro pode fazer", declarou.

Mudanças

O programa Banco Social, que auxiliou o início, ascensão e expansão de muitos empreendimentos formais e informais, recebe um novo formato e outra nomenclatura, passando a se chamar PROGRAMA CRÉDITO SOLIDÁRIO que, juntamente com o PROGRAMA BANCO DO EMPREENDEDOR, continuarão auxiliando a promover o desenvolvimento no município de Ibiporã, informou a Secretária Municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Entenda o que mudou

1)    As linhas de microcrédito estão agrupadas em dois Programas:

- PROGRAMA CRÉDITO SOLIDÁRIO

- PROGRAMA BANCO DO EMPREENDEDOR

2)    A regra geral para as linhas para cada Programa é de acordo com o público para o possível financiamento aos empreendimentos:

- Programa Crédito Solidário para Pessoas Físicas

- Programa Banco do Empreendedor para Pessoas Jurídicas

3)    A linha de Microcrédito, por atender aos dois públicos, será operada em ambos os Programas.

4)    Em relação ao Microcrédito, terá a identificação do(s) Programa(s) com a nova denominação. Propostas de Pessoas Físicas serão processadas no Programa Crédito Solidário e de Pessoas Jurídicas (inclusive M.E.I.) no Programa Banco do Empreendedor.

5)    Condições do financiamento:

Com os novos Programas, o conceito que norteia o Programa Banco do Empreendedor será estendido para o Programa Crédito Solidário no seguinte sentido:

As empresas e empreendedores que investem em capacitação resultam em menor risco de crédito e, portanto, pagam juros menores; assim, há duas faixas de taxas, para os que comprovam capacitação, e para outros que não comprovam;

Algumas características das empresas - como tempo de atividade, experiência do empresário, relação entre prestação do financiamento proposto e faturamento, capacitação - também podem representar diferentes graus de risco e, portanto,  dentro de cada uma das faixas,  há três níveis de taxa de juros de acordo com uma classificação ("rating") que o sistema irá atribuir.

A tabela atual tem as seguintes taxas:

PROPONENTES COM CAPACITAÇÃO

Rating I

0,55% ao mês

Rating II

0,58% ao mês

Rating III

0,61% ao mês

PROPONENTES SEM CAPACITAÇÃO

Rating I

0,87% ao mês

Rating II

0,97% ao mês

Rating III

1,07% ao mês

Em comparação à taxa do extinto Banco Social, de 0,92% ao mês, o que fica evidenciada nos novos Programas é a possibilidade de que empresas capacitadas e com maior experiência sejam beneficiadas com menor taxa de juros;

Capacitação, lista permanentemente atualizada uma relação de cursos válidos; a comprovação dos proponentes que irão pedir o enquadramento na primeira faixa será feita por certificado emitido pela entidade promotora, em nome da empresa ou dos sócios, e juntada na documentação (cadastro e contrato);

Outras condições:

As condições de valor e prazo máximos serão mantidas, desta vez separadas pelo público-alvo:

PROGRAMA CRÉDITO SOLIDÁRIO (Pessoas Físicas)

Capital de giro

Investimento fixo

Investimento misto

Início de atividade (início ou menos de 6 meses de atividade)

R$ 1.000,00

18 meses

Consolidação (pelo menos 6 meses de atividade)

R$ 7.500,00

18 meses

PROGRAMA BANCO DO EMPREENDEDOR (Pessoas Jurídicas)

Capital de giro

Investimento fixo

Investimento misto

Início de atividade (início ou menos de 6 meses de atividade)

R$ 1.000,00

18 meses

Consolidação (pelo menos 6 meses de atividade na formalidade; ou mais que 2 meses desde que, como informal na atividade, tenha atuado pelo menos 6 meses).

R$ 7.500,00

18 meses

Expansão  (pelo menos 6 meses de atividade)

R$ 4.500,00

R$ 15.000,00

12 meses

36 meses

24 meses

(*)Carência: até 3 meses, incluída no prazo máximo.

Para mais informações, procure o Agente de Crédito do Município na Agência do Trabalhador e Secretaria municipal do Trabalho.