Publicado em: 10/05/2010 09:42

Dengue

Combater a dengue não é tarefa fácil, pois rapidamente as pessoas se esquecem das recomendações básicas. Acostumamos-nos com tudo na vida. Quando chega o verão, sofremos nos primeiros dias, mas logo nos acostumamos. Com o inverno é a mesma coisa: difícil nos primeiros dias, mas logo nos acomodamos. Assim tem sido com as doenças quando elas aparecem: ficamos preocupados, mas com passar do tempo nos acostumamos com elas e com a dengue tem ocorrido exatamente isso.

E todos os anos temos dificuldade em combatê-la. Sabemos que só se pega a dengue através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Logo, temos que combatê-lo. Quando tiramos a água parada do nosso quintal estamos destruindo a moradia do mosquito.

Este é o combate mais eficaz: não deixar o mosquito nascer, pois o que nasce no seu quintal pode voar até 300 metros e irá atacar seus vizinhos. Não dê para a sua família e seus vizinhos um presente de grego. Pense nisso: sua casa é seu meio ambiente e como ela está? Os ovos do mosquito resistem até 450 dias, portanto, durante todo o inverno. Então, combater a dengue é coisa de todos os dias.

Unidos no combate à dengue:

Prefeitura de Ibiporã, Secretarias Municipais de Saúde, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Departamento de Endemias e Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Militar; participação especial da Escola Municipal Rotary e do Colégio Olavo Bilac, de presidentes de bairros e a comunidade local.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Relatório das ações integradas realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde e com as redes de ensino estadual e municipal.

De 28/03 a 16/04 - COM AS IGREJAS

Envio de ofícios às Igrejas, alertando para os riscos da doença e sua prevenção. Abordagem nas igrejas de maior fluxo de pessoas.

Dia 10/04 - VIVA SEU BAIRRO

Continuação da Operação \"Viva Seu Bairro\" na região Norte da cidade abrangendo os seguintes bairros: Canaã, Cinqüentenário, Antonio Frederico, Ângelo Magi, Padre Rino, Tupi e Jardim Las Vegas.

Atividades desenvolvidas: Blitz na rodovia PR-090, com abordagens dos veículos de transporte de passageiros e cargas, ações educativas através de panfletagem e retirada de criadouros nas residências, limpeza em terrenos baldios, divulgação através de carro de som e da imprensa local, limpeza dos córregos Tupi e Tucano. Foram distribuídos 3.000 panfletos, 60 cartazes e coletadas 2 toneladas de lixo.

De 12 e 16/04 - COM AS ESCOLAS

As escolas municipais e estaduais receberam do Estado materiais educativos e realizaram atividades com alunos, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 16/04, no Colégio Engenheiro Beltrão foi realizado trabalho noturno orientado pelo agente sanitário e professor Reginaldo.