Publicado em: 10/05/2010 09:20

Ibiporã terá nova UBS no John Kennedy

Ibiporã terá nova UBS no John Kennedy Ibiporã terá nova UBS no John Kennedy

O Ministério da Saúde aprovou o projeto para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 55 municípios do Paraná. Um deles será Ibiporã. A construção desses postos faz parte do Plano Nacional de Implantação de UBSs, instituído pelo Ministério da Saúde.

A aprovação do projeto no Ministério aconteceu no último dia 27. O projeto prevê, por exemplo, uma UBS para Ibiporã e três para Londrina, conforme informou o deputado federal André Vargas. Curitiba, Cascavel, Maringá, Rolândia, Arapongas e Pinhais também receberão mais de uma UBS. Serão investidos aproximadamente R$ 200 mil do governo federal para a construção de cada unidade.

A unidade de Ibiporã será construída no Jardim John Kennedy, substituindo a atual, que é de menor porte. \"Aquela região da cidade tende a aumentar a sua população, em função da industrialização e dos loteamentos e chácaras ao redor do Rio Tibagi\", observou o prefeito José Maria. Outra melhoria para a região será a ampliação da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira, situada ao lado do posto de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibiporã, Leilaine Furlaneto Rodrigues, a UBS do John Kennedy está funcionando no espaço emprestado da escola municipal, que passará por uma grande reforma.

COMO SERÃO AS UBS?

As UBS serão preparadas para receber as equipes de saúde da família, que dão assistência básica. O recurso do governo federal será apenas para a construção. Caberá aos municípios equipar a UBS. Caso os municípios não executem o combinado com o órgão, o dinheiro terá que ser devolvido.

Depois de aprovados os projetos, a próxima etapa pode ser considerada como uma fase final, já que existe uma diferença neste projeto: os recursos são liberados antes da própria execução da obra. \"Esses são processos menos burocratizados, nos quais os recursos já estão disponíveis para que as prefeituras possam fazer o processo licitatório e construir essas unidades\", informou.