Saúde

Publicado em: 10/05/2010 11:58 | Fonte/Agência: Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer

Câncer de Mama e Colo de Útero

Ei, mulher! Você que não faz seu exame preventivo de câncer há mais de um ano ou que nunca o fez, procure um posto de saúde mais próximo de sua residência e faça o exame. Vamos ficar livres deste mal! Prevenir é sempre o melhor remédio. Teremos a campanha municipal no próximo sábado, dia 15 de maio, com atendimento às mulheres em todos os postos de saúde do município, das 8 às 14 horas, e no Posto Central, das 8 às 17 horas.

Muitas mulheres acreditam que, se a doença não apresenta sinais e sintomas, não é necessário se prevenir, e isso infelizmente está acontecendo no nosso município.

De aproximadamente 1.700 mulheres entrevistadas pela Secretaria Municipal de Saúde, 40% disseram não ter realizado o exame de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero nos últimos dois anos, por estarem bem e não terem queixas. Porém, sabemos que essas doenças só apresentam sinais e sintomas quando já estão em fase avançada e de difícil tratamento. Por isso, mulher ibiporaense! Vá no próximo dia 15 a qualquer posto de saúde do município, faça o seu exame e preserve a sua vida.

Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero - 2010. Realização: Secretaria Municipal de Saúde

Câncer do colo de útero

Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano. No Brasil, para 2010, são esperados 18.430, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.

Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo de útero está associado a fatores de risco: tabagismo, baixa ingestão de vitaminas, multiplicidade de parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e uso de contraceptivos orais.

Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento de mulheres na faixa de 25 a 65 anos, com o teste de Papa nicolau e tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma \"in situ\". Para tanto, é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.

Câncer de mama

O de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estádios avançados.