Publicado em: 01/04/2013 16:26

Ibiporã recebe grande lote de medicamentos

Ibiporã recebe grande lote de medicamentos Ibiporã recebe grande lote de medicamentos

Na última semana chegaram a Ibiporã grandes lotes de medicamentos adquiridos pela administração municipal junto ao Consórcio Paraná Saúde - do qual fazem parte 388 dos 399 municípios paranaenses. A aquisição pelo consórcio barateia a compra dos medicamentos para a Prefeitura distribuir à população.

Segundo a farmacêutica da Central de Abastecimento Farmacêutico de Ibiporã (CAFI), Regina Midori Tamari Silva, dentre os medicamentos que chegaram estão antibióticos, analgésicos, remédios para diabetes e anti hipertensivos, como o Atenolol, que estava em falta. Cada município tem autonomia para realizar a seleção e quantificação dos medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição. As compras são realizadas quatro vezes por ano.

Como a Secretaria Municipal de Saúde busca uma atuação descentralizada para as Unidades Básicas (UBSs), a maior parte dos medicamentos pode ser retirada pelos usuários nos bairros. Só fica concentrada na CAFI a distribuição dos remédios controlados.

Muita gente recebe remédio de graça na rede municipal. Somente na Farmácia do Centro de Saúde, são cerca de 500 pessoas atendidas por dia. Na CAFI, cerca de 100 pessoas retiram remédios controlados diariamente.