Saúde

 

Publicado em: 08/04/2013 15:57

Secretaria de Saúde faz novo mutirão de combate à dengue


Whatsapp

 

Secretaria de Saúde faz novo mutirão de combate à dengue Secretaria de Saúde faz novo mutirão de combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Ibiporã está mobilizada para combater o mosquito da dengue no município. Mais de 60 pessoas estão envolvidas no levantamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e aplicação de veneno nos quintais das casas. “Durante 10 dias os agentes de endemias percorrerão toda a cidade e intensificarão as ações necessárias para o combate de larvas ou do mosquito”, informou. Uma campanha de conscientização também foi realizada com todos os alunos das escolas municipais.


A secretária solicita que os moradores colaborem facilitando o acesso dos funcionários aos imóveis, abrindo as janelas e cobrindo gaiolas de pássaros e alimentos porque o veneno é forte. “Estamos em permanente estado de alerta, pois o vírus já adquiriu resistência e se multiplica em qualquer época do ano. A população também deve fazer a sua parte, não deixando água parada e acúmulo de lixo no quintal”, orientou Leilaine.


Até agora foram notificados 419 casos da doença na cidade, sendo 84 confirmados (81 autóctones e 3 importados).
Confira as orientações da Secretaria Municipal de Saúde sobre a dengue:
 


Os sintomas da dengue
 
Febre alta, dores nas articulações, dor no fundo dos olhos, prostração, perda de apetite, vômito, diarréia, manchas vermelhas pelo corpo.
 


O que precisa fazer
 
Não deixe água parada no seu quintal;
Retire os pratinhos debaixo dos vasos de flores;
Troque a água dos animais a cada 3 dias. Lave bem os bebedouros escovando todas as laterais para retirar os ovos que ficam grudados;
Não acumule lixo nos quintais: lugar de lixo é no lixo
 


A casa do mosquito
 
A casa do mosquito são águas paradas; não havendo água parada não haverá o mosquito. Sem a presença do mosquito, não haverá a doença.
 


O que não pode fazer

 
Tomar medicamento por conta própria. Aos primeiros sinais ou sintomas procure o posto de saúde mais próximo da sua casa.
 


Para pensar
 
A Dengue pode até matar. Prevenir depende de cada um de nós. Somos tão grandes e não podemos ser vencidos por um mosquito tão pequeno, não é?