Publicado em: 16/04/2013 16:49

ProJovem Trabalhador é lançado no Cine Teatro José Zanelli

ProJovem Trabalhador  é lançado no Cine Teatro José Zanelli ProJovem Trabalhador é lançado no Cine Teatro José Zanelli

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador de Ibiporã, realizou nesta segunda-feira (15), às 19h30, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, cerimônia de lançamento do Programa ProJovem Trabalhador – programa do governo federal destinado a qualificação profissional de jovens com idades entre 18 e 29 anos, com maior vulnerabilidade social frente ao mercado de trabalho.

O evento contou com a participação do prefeito José Maria Ferreira, da vice-prefeita, Sandra Moya, da primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, da procuradora geral do Município, Karina Tanno, da secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, além de outros secretários municipais, coordenadores locais do programa, autoridades municipais de Cambé, representantes da Caixa Econômica Federal, do escritório regional da  Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, alunos inscritos no programa, familiares e empresários locais.

Segundo Lourdes Narcizo, 102 jovens se inscreveram em Ibiporã para os cursos nas áreas de Móveis e Madeira, Administrativo e Têxtil e Confecções. “Como são 110 vagas no total, os interessados em se capacitar e qualificar para o mercado podem se inscrever até meados de maio, na Agência do Trabalhador”, informou.

Os cursos, com duração de seis meses, ocorrerão de Centro de Qualificação Profissional (CQP), com início nesta quarta-feira (17). É a segunda vez que o ProJovem é executado em Ibiporã. “Da primeira vez, em 2010, 36% dos jovens que foram capacitados pelo programa conseguiram se inserir no mercado de trabalho” afirmou a secretária do Trabalho.

Os pré-requisitos exigidos para se matricular no programa são: ter entre 18 e 29 anos, estar desempregado e ter Ensino Fundamental e Médio completo ou pelo menos estar cursando. Além disso, é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Durante a formação, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de R$600, além de transporte e lanche.

Os interessados devem realizar sua inscrição diretamente na Agência do Trabalhador, levando documentos pessoais, além de carteira profissional e comprovante de residência e de escolaridade. A agência está localizada na Avenida Dom Pedro II, nº 294, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones 3178 0223 e 3258 1375.