Publicado em: 22/04/2013 16:53

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção do câncer de mama e útero

Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção do câncer de mama e útero Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção do câncer de mama e útero

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mais uma campanha de exames preventivos de câncer de mama e colo uterino. A coleta será realizada no dia 25 de abril, no posto de saúde do Serraia, dia 30, no posto de Saúde da Vila Esperança, e dia 25 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, em horários estendidos, das 8 às 16 horas. Todas as mulheres estão sendo convidadas a realizar, gratuitamente, o exame preventivo.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Rosângela Borges, os cânceres de mama e colo do útero são os dois mais graves tipos de câncer e estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na causa de morte de mulheres por câncer, perdendo apenas para o de pele. “Sabemos que a maioria das mulheres trabalha, estuda, cuida da família, enfim, não tem tempo de cuidar de si, e acaba percebendo que tem a doença quando já apresenta os sintomas, o que não é aconselhável, visto a progressão rápida da patologia quando não detectada precocemente, alerta Rosângela.

Mais informações sobre a campanha de prevenção do câncer de mama e de colo de útero podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 3178-0327 e 3178-0304.

Confira as datas e locais de realização dos exames preventivos:

- 25 de abril (quinta-feira), das 8h às 21h no Posto de Saúde do Serraia;

- 30 de abril (terça-feira), das 8h às 21h no Posto de Saúde da Vila Esperança;

- 25 de maio (sábado), das 8h às 16h em todas as UBSs da zona urbana (Posto Pérola, Serraia, Vila Esperança, Bom Pastor, San Rafael) e Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin