Publicado em: 25/04/2013 11:40

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio

Ibiporaenses que fazem parte dos grupos prioritários da 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe - idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, além de pessoas em condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doença renal crônica) têm apenas até o dia 10 de maio para se imunizar (a prorrogação foi determinada pelo Ministério da Saúde).

As pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive as rurais - Taquara do Reino e Jardim John Kennedy para receber a dose. O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (posto central) continuará vacinando os acamados cadastrados. Esta semana também ocorreu a imunização dos doentes crônicos institucionalizados.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Riechel, 49,41% do público-alvo foi vacinado até agora em Ibiporã. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar pelo menos 80% destes grupos. Foram disponibilizadas 11.494 doses da vacina na cidade. Os idosos foram os que mais procuraram os postos de saúde - 55.55% dos 6 mil que devem ser imunizados. "Poucas pessoas têm apresentado reação à vacina. Feita com o vírus inativado, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Quem pertence ao grupo de risco tem a imunidade mais baixa e, ao contrair a  infecção, é mais complicado tratar. Em idosos, por exemplo, há muitos casos de gripe que evoluem para pneumonia e podem levar a óbito", argumentou Sebastiana.

A vacina só é contraindicada para as pessoas que têm alergia severa ao ovo, ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou que tenha apresentado reação grave após ter recebido a dose.

Veja quais são os grupos prioritários e que documentos levar:

Crianças (seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias): registro de nascimento ou carteira de identidade.

Idosos (acima de 60 anos): carteira de identidade.

Grávidas: carteira da gestante.

Mulheres até 45 dias após o parto: carteira da gestante e documento do bebê.

Doentes crônicos: poderão se vacinar nas unidades de saúde e nas unidades volantes, desde que estejam com a prescrição médica. Preferencialmente, os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos onde realizam o tratamento. Se na unidade de saúde onde eles são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica e se dirigirem a outro posto.

Profissionais de saúde: serão vacinados nos hospitais ou nas unidades onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha.

Indígenas: serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios.