Publicado em: 07/05/2013 16:47

Cai o número de casos notificados de dengue em Ibiporã

Cai o número de casos notificados de dengue em Ibiporã Cai o número de casos notificados de dengue em Ibiporã

O número de casos suspeitos de dengue está decrescendo em Ibiporã. Segundo as últimas planilhas de monitoramento da doença, cerca de 10 a 12 notificações são registradas por dia. No pico da epidemia era uma média de 15 a 20 notificações. "Estamos com uma quantidade expressiva de casos, mas a situação está sob controle. Os esforços do poder público, a conscientização da população e o tempo mais seco estão colaborando para que a situação se normalize", afirma a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Ao todo foram notificados 953 casos de dengue na cidade, sendo 195 confirmados (191 autóctones e 4 importados). De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o índice é de 367,22 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o que configura epidemia da doença. Ibiporã foi um dos últimos municípios paranaenses a alcançar incidência epidêmica da doença, no final de abril. Ao todo, no Estado, 90.619 casos foram notificados até a última semana. Deste total, 34.856 tiveram confirmação, sendo 32.024 autóctones (adquiridos dentro do próprio Estado). Além da epidemia, o município registra pela primeira vez a circulação do vírus tipo 4 da dengue, que se manifesta com mais severidade no homem. Dois casos foram constatados na cidade.

A secretária de Saúde ressalta que desde que os primeiros casos foram confirmados a administração não poupou esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. "Envolvemos 60 agentes de endemias e comunitários em mutirões para remoção mecânica dos criadouros, aplicação de veneno nos quintais das casas, pulverização com fumacê e campanha de conscientização com os alunos das escolas municipais", pontua Leilaine. A secretária acrescenta que na fase mais crítica da doença houve suspensão das ações de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), intensificação da busca ativa de pacientes com a doença e agilidade na divulgação dos resultados dos exames de sangue. "Convocamos a população a nos auxiliar neste combate, e percebemos que os moradores estão mais cuidadosos com o seu quintal, evitando o acúmulo de água em recipiente e destinando corretamente o lixo", observa Leilaine.

Esta semana o Setor de Endemias realiza mais um levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Segundo o supervisor geral de Endemias, Diomar Carvalho, 5% dos imóveis serão vistoriados (1.150). "Identificamos os criadouros do mosquito e os tipos de depósito", explica Carvalho. O último LIRAa, realizado no final de março, chegou a 5%, um dos índices mais altos dos últimos anos. O preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 1,0.

O resultado norteará o Comitê de Combate à Dengue a traçar novas estratégias. "Com o levantamento, que deve sair até o final da semana, poderemos identificar as áreas críticas e intensificar os trabalhos nestes locais. Enquanto isso, continuamos com o trabalho de campo. Esperamos também seguir contando com a colaboração da população, pois o mosquito se reproduz mesmo em baixas temperaturas", alerta Leilaine.

15 passos para evitar a dengue em sua casa

01 - Limpe a piscina uma vez por semana, trate a água com cloro e cubra quando não for usar. Se estiver vazia, não deixe acumular água no fundo;

02 - Quando for trocar a água, lave bem os suportes dos garrafões de água mineral;

03 - Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira tampada. Evite, também, acumular lixo e entulho;

04 - Veja se todos os ralos da casa estão desentupidos, fechando-os quando não estiverem sendo usados;

05 - Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

06 - Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

07 - Garrafas e baldes vazios devem ser guardados de cabeça para baixo;

08 - Pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local coberto;

09 - Na geladeira, retire a bandeja externa e lave-a com água e sabão;

10 - Mantenha a tampa dos vasos sanitários sempre fechada;

11 - Tonéis e depósitos de água devem ficar sempre fechados e serem lavados com bucha e sabão;

12 - Se o seu muro é protegido com cacos de vidros, coloque areia naqueles que podem acumular água;

13 - Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

14 - Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

15 - Deixe sempre a caixa d'agua fechada.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)