Publicado em: 10/05/2013 10:43

Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira

Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (10) a 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários - idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, além de pessoas em condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doença renal crônica) podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 17 horas - Centro de Saúde e San Rafael até as 22 horas.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Riechel, mesmo após o término da campanha as doses serão disponibilizadas aos grupos prioritárias enquanto durarem os estoques. "A partir de segunda-feira (13) a imunização será ampliada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias", adiantou Sebastiana.

De acordo com Sebastiana, levantamento realizado até quarta-feira (08) aponta que 8.318 pessoas foram imunizadas até agora, o que corresponde a 72,29% do total. "Do grupo prioritário, vacinamos 6.557 pessoas, o que corresponde a 77,40% do total. A nossa meta é atingir 80% do grupo", informou a coordenadora. A meta de cobertura vacinal já foi atingida com os idosos - 81,71%. Os grupos com menos imunizados são crianças menores de dois anos, gestantes e mulheres com 45 dias após o parto.

O Paraná atingiu a meta de vacinação contra a gripe no dia 3, alcançando o número de 1,7 milhões de pessoas imunizadas, o que representa 80% do público-alvo da campanha nacional.

Feita com o vírus inativado, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Quem pertence ao grupo de risco tem a imunidade mais baixa e, ao contrair a  infecção, é mais complicado tratar.

A vacina só é contraindicada para as pessoas que têm alergia severa ao ovo, ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou que tenha apresentado reação grave após ter recebido a dose.

Veja quais são os grupos prioritários e que documentos levar:

- Crianças: (seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias): registro de nascimento ou carteira de identidade.

- Idosos: (acima de 60 anos): carteira de identidade.

- Grávidas: carteira da gestante.

- Mulheres até 45 dias após o parto: carteira da gestante e documento do bebê.

- Doentes crônicos: poderão se vacinar nas unidades de saúde e nas unidades volantes, desde que estejam com a prescrição médica. Preferencialmente, os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos onde realizam o tratamento. Se na unidade de saúde onde eles são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica e se dirigirem a outro posto.

- Profissionais de saúde: serão vacinados nos hospitais ou nas unidades onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional trabalha.

- Indígenas: serão vacinados em casa pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

- Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas delegacias e presídios.