Saúde

Publicado em: 25/05/2010 10:09 | Fonte/Agência: Fonte: Revista Boa Forma, Por Cecília Abbati. - INCA

Câncer de Mama e Colo de Útero

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram no último dia 15 a primeira Campanha Municipal de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo de Útero - 2010. Neste dia, 370 mulheres procuraram as UBS de Ibiporã.

A Prefeitura agradece a colaboração de sua equipe de enfermagem, do Hospital Cristo Rei e da Secretaria de Saúde de Jataizinho, que colaboraram para que o evento obtivesse êxito.

Lembramos que o câncer de mama e de colo de útero tem cura desde que diagnosticado no início da doença, portanto a prevenção se faz necessária. Os exames preventivos que devem ser anuais e é importante o uso do preservativo nas relações sexuais, visto que cerca de 230 mil mulheres morrem no mundo vitimas do câncer no colo do útero.

E para o surgimento desse tipo de câncer, é necessário que a vítima tenha sido infectada pelo papiloma vírus humano, o famigerado HPV. Sim, ele é o vilão da história. Um vilão potente, uma vez que existem mais de 100 tipos. E silencioso, já que uns mais perigosos não apresentam sintomas. Apesar dos números assustadores, mantenha a calma, não é por que você recebeu um diagnostico positivo que vai ser câncer uterino.

Na verdade, aproximadamente 0,5 % das mulheres contaminadas desenvolvem o tumor. O \"HPV assusta porque origina o câncer. Mas, ao mesmo tempo, poucos casos evoluem para a doença, principalmente quando há acompanhamento médico\", afirma Neila Gosi Speck, ginecologista e chefe do Ambulatório de Colposcopia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mesmo não evoluindo para o câncer, o HPV pode provocar verrugas que começam microscópicas, mas crescem a ponto de desfigurar a vagina, portanto devem ser tratadas com rapidez.

Há fatores que aumentam o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero em mulheres infectadas pelo papilomavírus: número elevado de gestações, uso de contraceptivos orais (pílula), tabagismo, pacientes tratadas com imunossupressores (transplantadas), infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmitidas, como herpes e clamídia.

Por isso: mulher, leve uma vida saudável, proteja-se!