Publicado em: 07/06/2013 11:00

Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado (08)

Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado (08) Vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado (08)

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início neste sábado (8), dia nacional de mobilização, e se estenderá até 21 de junho em mais de 115 mil postos. Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, mesmo que já tenham sido imunizadas. Em Ibiporã a vacinação no sábado será realiza das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin. Na UBS da comunidade rural da Taquara do Reino a campanha será realizada durante a semana. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, no mínimo, 95% das 2.922 crianças nesta faixa etária.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibiporã, Sebastiana Caetano Riechel, este ano não será realizada a vacinação em postos volantes. "Para este ano não serão montados postos volantes, ou seja, aqueles em supermercados e em outros pontos que não sejam as UBSs, porque embora a vacina seja via oral (gotinha), em crianças com idade inferior a seis meses a dose é injetável e nestes espaços nem sempre há as condições adequadas para este tipo de procedimento", argumentou Sebastiana. A orientação é que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança para atualizar o esquema vacinal. Além da imunização contra a poliomielite as crianças poderão aproveitar a oportunidade para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam atrasadas.

Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma inflamação da substância cinzenta da medula espinhal. A doença atinge o sistema digestivo, se expande para o sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente, crianças.

A vacina contra a paralisia infantil é ministrada via oral e praticamente não há reação adversa. Em alguns casos pode haver diarreia.  A orientação é que se deve prevenir a regurgitação até 30 minutos após a aplicação da vacina, por isso é indicado às mães que evitem dar de mama para a criança neste período, para não haver a possibilidade de vômitos.

A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessário uma dose de reforço (VOP) após o término do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

Contraindicações:

- Doença aguda;

- Febre acima de 38ºC;

- Criança com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina;

- Criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal;

- Criança imunologicamente deficiente ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido;

- Histórico de paralisia flácida associada a vacina

Vacinação contra a gripe

Até sábado continua em todos os postos de saúde a vacinação contra a gripe para os grupos prioritários (idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério - até 45 dias após o parto -, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos, além de pessoas em condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doença renal crônica).  A vacina pode ser administrada juntamente com a dose da poliomielite.

Embora na média geral o município tenha alcançado a meta de vacinação - 84,58%, alguns grupos prioritários estão com a cobertura vacinal abaixo do planejado. É o caso das crianças - 71,82%, puérperas - 68,14% e com comorbidade (presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente) - 77,38%.

A vacina, que previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, incluindo o H1N1, tem como objetivo reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos, sendo por isso indicada prioritariamente para as pessoas de maior risco, que constituem os grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde.

Mais informações sobre as campanhas de vacinação contra a gripe e a paralisia infantil na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3178-0305.