Publicado em: 04/06/2010 10:48

A grande oportunidade

A grande oportunidade A grande oportunidade

\"A grande oportunidade!\" Foi assim que a maioria das autoridades e convidados presentes descreveram o programa Projovem Trabalhador, lançado no último dia 31 e que irá capacitar 300 jovens de Ibiporã para o ingresso no mercado de trabalho.

A cerimônia aconteceu no Cine Teatro Pe. José Zanelli. O Projovem é uma ação de inclusão sócio-profissional que foi buscada pela Prefeitura junto ao Ministério do Trabalho, Emprego e Promoção Social. A formação terá a chancela e a credibilidade do Senai, que será o órgão executor, daí a importância do curso para o currículo desses jovens.

Pelo grande alcance que terá, trata-se de uma das prioridades do ano da administração municipal na área do trabalho. Os cursos serão nas áreas de administração, madeira e móveis, vestuário, metalmecânica, transporte e telemática - setores em que se tem verificado carência de profissionais para atender à demanda do município. Ao todo, serão 350 horas de curso e os alunos, de 18 a 29 anos, receberão bolsa-auxílio de R$ 100 por mês durante seis meses.

A abertura contou com os deputados federais Ratinho Júnior e André Vargas, prefeito José Maria e a vice-Sandra Moya, o diretor regional do Senai em Londrina, Roberto Oliveira, os vereadores João Coloniezi, Mary de Sá e Maria do Sindicato, e o tenente Marcelo Barros, da Polícia Militar

IMPULSO PARA O 1º EMPREGO

Ratinho Júnior foi um dos responsáveis pela vinda do programa para Ibiporã, uma das dez cidades do Paraná escolhidas para receberem a capacitação.

Segundo ele, a pessoa que está fazendo um curso técnico é porque está buscando se preparar para ter um emprego. \"E se ela não tem emprego, logicamente não tem renda. Então, fica difícil para esse jovem pagar o seu transporte e a sua alimentação enquanto faz o curso. O Projovem é ótimo porque, além do poder público dar o curso, dará também uma ajuda em dinheiro para esse jovem se sustentar enquanto estuda e enquanto ainda não arrumou emprego. Porque não dá para ele ficar tirando dinheiro dos pais enquanto se capacita para a profissão\".

De acordo com Ratinho, o curso vai superar a principal dificuldade enfrentada por esses jovens quando vão buscar o primeiro emprego. \"O patrão pergunta que experiência ele já tem e ele diz que, infelizmente, não a tem porque ninguém ainda deu a ele uma oportunidade. Com o Projovem, a experiência virá nos estágios nas empresas e como são cursos muito práticos do Senai, que é uma instituição reconhecida nacionalmente, eles estarão aptos para ocupar as vagas\", garantiu o deputado.

Já o deputado André Vargas foi o relator do projeto que deu origem ao programa que agora é estendido a todo o Brasil. Ele ressaltou em seu discurso \"a política de inclusão profissional do governo Lula, que não mede esforços para aumentar a qualificação e a renda do povo brasileiro\".

BOX:

José Maria: \'Só com qualificação se têm bons salários\'

O prefeito José Maria, disse estar muito feliz por poder oferecer \"justamente o que a juventude mais precisa\" - a qualificação. \"Se não tivermos qualificação, não teremos bons salários, não temos uma sociedade em evolução. E nós precisamos crescer. Neste sentido, agradecemos ao deputado Ratinho Júnior, por ter ajudado a trazer para nós esse recurso de R$ 474 mil do governo federal para ser aplicado em treinamento e formação de mão-de-obra\", afirmou.

José Maria lembrou que o Projovem \"é apenas uma das ações de capacitação\" da atual administração. \"Recuperamos o Centro de Qualificação Profissional (CQP), implantamos lá o laboratório de costura, instalamos ar-condicionado para dar mais conforto aos alunos e temos o projeto de construção de um novo pavilhão naquele local\", antecipou. O deputado André Vargas deverá encaminhar um projeto de R$ 600 mil ao governo federal para esta finalidade.

A vice-prefeita Sandra Moya convocou os participantes do Projovem a agarrarem essa oportunidade que estão recebendo do governo federal e da Prefeitura: \"Peço que levem o curso a sério e se mostrem comprometidos, porque é esse perfil de trabalhador que as empresas estão procurando\", salientou.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, que se empenhou para trazer o programa, ressaltou que a população acima de 18 anos não tem mais gratuidade para fazer os cursos do Senai, \"que são caríssimos\". \"Com o Projovem, vão ganhar o curso gratuito, melhorar a parte acadêmica e ainda aprender uma profissão\", concluiu.