Publicado em: 19/06/2013 15:35

“Desafio dos 100 dias”: reduzindo peso com saúde

“Desafio dos 100 dias”: reduzindo peso com saúde “Desafio dos 100 dias”: reduzindo peso com saúde

Cem dias para mudar hábitos alimentares e praticar um novo estilo de vida. Esta é a proposta do “Desafio dos 100 dias”, programa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Acompanhados por uma equipe multiprofissional, os participantes passam por uma reeducação alimentar e, de quebra, diminuem fatores de risco relacionados à obesidade, aumentam a autoestima, autocontrole, reduzem ansiedade, melhoram qualidade do sono e, por conseqüência, conquistam qualidade de vida. “O foco não é a perda de peso, mas o ganho de consciência para fazer as suas escolhas alimentares e de estilo de vida”, explica a psicóloga do programa e coordenadora do Nasf, Eliane dos Santos Lemes.

O programa existe desde 2010 e já ajudou mais de cem pessoas a emagrecer com saúde. Atualmente, um grupo de 10 mulheres enfrenta o desafio de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Os encontros acontecem três vezes por semana, com cerca de duas horas de duração. Ao grupo são ofertados atividades físicas, acupuntura e acompanhamento psicológico, fisioterápico e nutricional.  “Com o acompanhamento nutricional, a pessoa aprende a preparar alimentos mais saudáveis, a acupuntura auxilia no controle da ansiedade e melhora do metabolismo; a atividade física e fisioterapia atuam na perda de peso e fortalecimento muscular; já a psicologia auxilia a resgatar a história de vida, expressar melhor os sentimentos e entender o que desencadeia o processo de compulsão alimentar”, pontua Eliane.

Alimentos perigosos, os que emagrecem, importância da mastigação, o que comer durante o dia, leitura de rótulos e funcionamento do intestino são alguns dos temas abordados durante o programa pela nutricionista Ruth Yukari Watanabe. “Os resultados têm sido satisfatórios. Os participantes têm conseguido fazer substituições saudáveis e envolver toda a família no projeto de reeducação alimentar. As conseqüências são a redução de medidas, glicemia, triglicérides, colesterol”, exemplifica a nutricionista.

O Desafio dos 100 dias para o grupo atual começou no início de abril. Faltando menos de um mês para o encerramento, as conquistas vão muito além de fazer as pazes com a balança. “Por conta de problemas de saúde tive a recomendação médica de adotar uma alimentação equilibrada. Aqui aprendi a comer corretamente – incluo sementes, arroz integral e frutas em minha dieta – e não foi difícil convencer a família a se alimentar melhor. Não sinto mais tonturas e dores no corpo e já consigo correr graças a atividade física”, relata a professora Devonete Beatriz Alves de Oliveira. A participante ressalta que todas se ajudam para alcançar as metas, trocando receitas, dividindo experiências e convidando para se exercitar.

Trinta vagas são disponibilizadas em cada grupo. A próxima turma será aberta em agosto. Interessados em reduzir peso com saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e verificar se atende aos critérios para admissão no projeto.

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO NO PROJETO

- Estar com Índice de Massa Corporal (IMC) de 27,0 kg/m² até 37,0 kg/m²;
- Encontrar-se na idade de 20 a 65 anos;
- Ter disponibilidade de horário;
- Obrigatório atestado clínico. (Condições clínicas para praticar exercício físico);
- Providenciar exames laboratoriais (glicemia e lipidograma);
- Obrigatório participar dos encontros 3 vezes por semana durante todo o tratamento e das atividades propostas pelos profissionais do Nasf;
- As faltas deverão ser justificadas por atestado médico, não podendo ausentar-se dos encontros 3 vezes (consecutivas ou alternadas)