Publicado em: 12/07/2013 14:28

Reforma do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin começa nos próximos dias

Reforma do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin começa nos próximos dias Reforma do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin começa nos próximos dias

As obras de reforma e ampliação do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin devem começar nos próximos dias. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Paulo Sérgio Victor, a primeira etapa das obras deve iniciar nos próximos 10 dias. "Haverá uma alteração no padrão de entrada, reforma de dois banheiros e calçada externa. O prazo de entrega é de três meses", informou Victor. Nesta primeira fase serão investidos R$141 mil. A construtora responsável pela execução das obras é a Monasa Engenharia Civil, de Londrina.

A segunda fase das obras, que inclui a troca de pisos, janelas e ampliação das salas de atendimento começa assim que o processo licitatório for concluído, previsto para o final do mês. De acordo com o secretário de Planejamento, a construtora terá seis meses para entregar a obra. "O espaço será ampliado em 200 metros. Será uma reforma geral", afirmou Victor. "Poderemos oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes em um espaço estruturado, amplo e confortável", ressaltou a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto. A previsão é que a reforma e ampliação do espaço seja concluída no começo de 2014.

Segundo Leilaine, assim que a reforma começar a marcação de ambulância, a fisioterapia e os exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) serão transferidos para o espaço onde funcionava o Caps Adulto, na Av. 19 de Dezembro, 44. Uma casa na Rua José Bonifácio está recebendo adequações para que todo o atendimento seja transferido para lá.

A prefeita interina Sandra Moya ressaltou a importância da obra. "Esta é uma reforma de grande importância, visto que o Centro de Saúde nunca havia passado por uma ampliação. Esta reforma e a de outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo possível graças ao esforço da Administração Municipal em buscar melhorar nossa saúde pública", afirmou. Sandra solicitou a compreensão e paciência dos funcionários e usuários da UBS nesta fase de reformas. "As mudanças e possíveis transtornos serão para melhorar as condições de atendimento e trabalho", argumentou.

Mais de R$1 milhão será investido na reforma e ampliação do Centro de Saúde Eugênio Dal Molin. A maior parte do recurso é proveniente do Ministério da Saúde, via Fundo Nacional de Saúde (FNS). O deputado federal André Vargas (PT) intermediou a liberação da verba. A ampliação do posto foi possível graças à cessão do imóvel pertencente à extinta Fundação de Saúde Caetano Munhoz (onde funciona o centro de saúde) para o Município. A solicitação partiu do deputado estadual Gilberto Martin (PMDB) após reivindicação do prefeito José Maria. A assinatura do termo de cessão ocorreu durante a visita do governador Beto Richa a Ibiporã, em abril.