Publicado em: 15/07/2013 10:34

Posto de saúde do Jardim Pérola passa por ampliação e reforma

Posto de saúde do Jardim Pérola passa por ampliação e reforma Posto de saúde do Jardim Pérola passa por ampliação e reforma

A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Planejamento e Obras, está atendendo as solicitações dos moradores e funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Pérola. No início do mês de julho, o posto de saúde entrou em processo de ampliação e reforma para atender com mais conforto a população e os colaboradores da UBS. A construtora responsável pela execução da obra é a Norma Construções Civis Ltda, de Londrina.

A obra está sendo custeada por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, que investirá R$ 28.919,16, e o governo federal – R$ 141.011,04, via Ministério da Saúde. A construtora tem o prazo de cinco meses para finalizar as obras, entretanto, o secretário de Planejamento, Paulo Sérgio Victor, alerta: “se tivermos algum contratempo durante a execução, como por exemplo, um período chuvoso prolongado, a obra pode sofrer atraso”, explica ele.

O projeto foi elaborado pela arquiteta da Secretaria de Planejamento, Cássia Marie Kikuchi Calzavara. De acordo com Cássia, após a finalização da obra o posto ficará 30% maior. Atualmente a UBS tem uma área construída de 246,76 m², posteriormente, a UBS contará com 327,92m². “Um fato bem legal dessa obra é o investimento na acessibilidade. Uma rampa e banheiros exclusivos para portadores de necessidades especiais serão construídos. Era uma dificuldade do posto”, explica a arquiteta.

Além das obras de acessibilidade, serão realizadas ampliação no tamanho dos consultórios, salas exclusivas para pré e pós consultas, esterilização, serviço entre outras. Com as novas instalações, colaboradores e pacientes vão usufruir de um ambiente mais aconchegante.

Reforma e Atendimento

O centro comunitário do bairro será usado para a realização das consultas dos pacientes assistidos pelo posto de saúde do Jardim Pérola, entretanto, somente quando os reparos do centro comunitário forem concluídos.

De acordo com a secretária da Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, as obras de ampliação serão realizadas antes da reforma interna do posto, pois assim o incômodo para a população será menor. Enquanto isso, o centro comunitário passa pelos reparos necessários e, quando as obras internas, do posto, começarem a ser realizadas, as pessoas já estarão sendo atendidas no centro comunitário do bairro.