Publicado em: 17/07/2013 14:20

Mais uma turma encerra o “Desafio dos 100 Dias”

Mais uma turma encerra o “Desafio dos 100 Dias” Mais uma turma encerra o “Desafio dos 100 Dias”

Nesta quarta-feira (17) um grupo de oito mulheres comemorou não apenas a redução de pesos e medidas, mas o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz. Com direito a café da manhã saudável preparado por elas mesmas, sorteio de brindes e trocas de presentes, a turma celebrou o encerramento do "Desafio dos 100 dias", programa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que propõe a reeducação alimentar dos participantes.

As atividades começaram no dia quatro de abril. Durante pouco mais de três meses, o grupo reuniu-se três vezes por semana para participar de atividades relacionadas a atividade física, fisioterapia, nutrição, psicologia e acupuntura, além de participarem de uma palestra sobre obesidade.  A orientação foi realizada por uma equipe multiprofissional. "Com o acompanhamento nutricional, elas aprenderam a preparar alimentos mais saudáveis, a acupuntura auxiliou no controle da ansiedade e melhora do metabolismo; a atividade física e fisioterapia atuaram na perda de peso e fortalecimento muscular; já a psicologia auxiliou a resgatar a história de vida, expressar melhor os sentimentos e entender o que desencadeia o processo de compulsão alimentar", pontuou a psicóloga do programa e coordenadora do Nasf, Eliane dos Santos Lemes.

Das 12 inscritas inicialmente, oito venceram "o desafio dos 100 dias". "Este foi o grupo com o menor índice de desistência até agora. Todas foram muito comprometidas, criaram vínculos umas com as outras e obtivemos resultados satisfatórios em relação a perda de peso, redução de triglicérides e medidas", afirma. "Durante 100 dias elas criaram uma rotina diferente para participar das atividades do programa. Este é apenas o primeiro passo. De agora em diante o desafio é se reorganizarem para priorizar o seu bem estar, incorporando hábitos saudáveis que lhes dêem prazer", comentou Eliane.

Alimentos perigosos, os que emagrecem, importância da mastigação, o que comer durante o dia, leitura de rótulos e funcionamento do intestino foram alguns dos temas abordados durante o programa pela nutricionista Ruth Yukari Watanabe. "Os resultados foram satisfatórios. As participantes conseguiram fazer substituições saudáveis e envolver toda a família no projeto de reeducação alimentar. Gostaria que elas aproveitassem a amizade feita aqui para continuarem caminhando juntas, trocando idéias sobre refeições saudáveis e motivando quem desanimar", sugeriu Ruth. "Estas mulheres mostraram-se unidas, motivadas e senhoras do seu processo de emagrecimento. É importante que elas continuem se exercitando e façam o controle da atividade física", recomendou o educador físico Igor Adriano de Carvalho.

Fazendo as pazes com a balança

A dona de casa Sandra Aparecida Moreira de Sá foi a primeira colocada do programa. Perdeu sete quilos e 10 centímetros de circunferência abdominal. Motivada, quer perder mais sete até o final do ano. Sandra incorporou as caminhadas e alimentos mais saudáveis à sua rotina. "Em casa agora os pratos são coloridos porque há verduras, legumes, frutas. Não sabia da existência de sementes como a chia e linhaça e foi muito fácil incorporá-las aos nossos pratos. Aqui nos ensinaram a fazer escolhas alimentares conscientes e aumentar a nossa autoestima", afirmou. As mudanças positivas contagiaram a família da dona de casa, que agora também está adotando hábitos mais saudáveis. "Eliminamos fritura e refrigerante só aos domingos. Minha filha começou a caminhar depois de ver a minha melhora", revelou Sandra.

Mesmo que a redução de peso não tenha sido significativa, para algumas das participantes as conquistas vão muito além de fazer as pazes com a balança. "Por conta de problemas de saúde tive a recomendação médica de adotar uma alimentação equilibrada. Aqui aprendi a ter disciplina a comer corretamente - incluo sementes, arroz integral e frutas em minha dieta - e não foi difícil convencer a família a se alimentar melhor. Não sinto mais tonturas e dores no corpo e já consigo correr graças á atividade física", relatou a professora Devonete Beatriz Alves de Oliveira. A participante ressaltou que todas se ajudaram para alcançar as metas, trocando receitas, dividindo experiências e convidando para se exercitar.

O programa existe desde 2010 e já ajudou mais de cem pessoas a emagrecer com saúde. Trinta vagas são disponibilizadas em cada grupo. O desafio dos 100 dias para a próxima turma começa no dia 19 de agosto. Os interessados em reduzir peso com saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de 18 a 31 de julho e verificar se atendem aos critérios para admissão no projeto para se cadastrar.

CRITÉRIOS DE ADMISSÃO NO PROJETO

- Estar com Índice de Massa Corporal (IMC) de 27,0 kg/m² até 37,0 kg/m²;
- Encontrar-se na idade de 20 a 65 anos;
- Ter disponibilidade de horário;
- Obrigatório atestado clínico. (Condições clínicas para praticar exercício físico);
- Providenciar exames laboratoriais (glicemia e lipidograma);
- Obrigatório participar dos encontros 3 vezes por semana durante todo o tratamento e das atividades propostas pelos profissionais do Nasf;
- As faltas deverão ser justificadas por atestado médico, não podendo ausentar-se dos encontros 3 vezes (consecutivas ou alternadas)