Publicado em: 19/07/2013 15:15

André Vargas anuncia R$920 mil para construção de duas Unidades de Saúde

André Vargas anuncia R$920 mil para construção de duas Unidades de Saúde André Vargas anuncia R$920 mil para construção de duas Unidades de Saúde

A prefeita em exercício Sandra Moya, vereadores, secretários, diretores, servidores municipais e empresários receberam nesta sexta-feira (19) o deputado paranaense André Vargas (PT), primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. André Vargas esteve em Ibiporã para anunciar a liberação de recursos da ordem de R$920 mil para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade. Os recursos fazem parte do Pacto pela Saúde, programa do governo federal que prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde e por mais médicos, totalizando R$ 15 bilhões até 2014.

André Vargas auxiliou na viabilização do recurso junto ao Ministério da Saúde, através do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), cujo objetivo é criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo Sandra Moya, uma das unidades será na zona sul da cidade, onde estão sendo construídas as casas populares dos Conjuntos Habitacionais Jamil Sacca e Miguel Petri, totalizando 1.200 moradias. Outra parte do recurso será utilizada na construção ou reforma de uma UBS ainda a ser definida. "Estamos aguardando o retorno do prefeito José Maria de sua licença para que possamos acertar isso. Em nome do prefeito e da administração municipal quero agradecer imensamente o seu empenho na liberação de recursos para obras e projetos importantes em nosso município em áreas como saúde, educação, habitação, assistência social e trabalho", afirmou Sandra.

A prefeita em exercício agradeceu o espaço que o parlamentar reservou em sua agenda para vir à cidade anunciar os investimentos. "André Vargas vem desempenhando um papel extraordinário na defesa de projetos importantes não só para o Paraná mas para todo o país. Mesmo com tantos compromissos, ele nos deu preferência para anunciar esta boa notícia para a cidade. É um orgulho podermos contar com a sua parceria", comentou. "Ibiporã vive uma realidade diferenciada de outros municípios, pois enquanto a preocupação é com saneamento básico e situações emergenciais, aqui temos o investimento em qualidade de vida. Este olhar atento do governo federal para Ibiporã é um reconhecimento à atuação séria e competente de nossa equipe", argumentou Sandra Moya.

O deputado ressaltou a gestão série e competente do município, principalmente na área da saúde.  "Ibiporã tem um programa de investimentos que está revolucionando a saúde. São mais de R$2 milhões que estão sendo investidos na construção, reforma ou ampliação de todas as UBSs. Estas duas novas unidades promoverão melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica em uma região em franco crescimento e que necessita de uma infraestrutura social", comentou.  Segundo a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, em 2012 Ibiporã aplicou 29,9% do orçamento na área, quase o dobro do exigido em lei. "Somente nos quatro primeiros meses do ano foram investidos R$7,8 milhões. A previsão de gastos para 2013 é de R$22 milhões. A cidade está um verdadeiro canteiro de obras na saúde, e com as novas UBSs poderemos atuar de forma mais próxima e humanizada na prevenção das doenças", informou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, reforçou os agradecimentos a André Vargas e novamente afirmou que o poder Legislativo é parceiro do Executivo na soma de esforços no sentido de acelerar e agilizar a aprovação de projetos que beneficiem a população. Secretários municipais aproveitaram a oportunidade para fazer prestação de contas dos recursos federais que estão aplicados em suas pastas e apresentar novos pleitos, como a construção de sedes próprias para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) adulto e infantil e a liberação de barreiras sanitárias impostas pela Argentina aos produtos nacionais de origem bovina.