Publicado em: 31/07/2013 11:35

Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe e hepatite B

Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe e hepatite B Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe e hepatite B

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde/Coordenação de Imunização, está ampliando a oferta de vacina contra a gripe. Agora, crianças de 5 a 6 anos 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Bom Pastor, Vila Esperança, Jardim Pérola e Serraia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. No Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin e na UBS do San Rafael, até as 21 horas, de segunda a sexta. O município ainda possui 1.800 doses da vacina em estoque.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Sebastiana Riechel, continua a vacinação para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários (crianças de 06 meses a menores de 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, indígenas, idosos acima de 60 anos de idade, portadores de comorbidades e cuidadores de idosos). "Até agora 9.514 pessoas pertencentes a estes grupos foram imunizadas em Ibiporã", informou Sebastiana. Foram disponibilizadas 11.494 doses da vacina.

A vacina, que previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, incluindo o H1N1, tem como objetivo reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos, sendo por isso indicada prioritariamente para as pessoas de maior risco, que constituem os grupos alvos definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina só é contraindicada para as pessoas que têm alergia severa ao ovo, ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate) ou que tenha apresentado reação grave após ter recebido a dose.

Hepatite B

Em conformidade com a nota técnica 02/2013 do Ministério da Saúde, que ampliou a vacinação contra a hepatite B a homens e mulheres de até 49 anos de idade, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida esse grupo de pessoas a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, portando cartão de vacinação ou documento pessoal, para que seja vacinado. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos.  A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e hepatite D. Um total de 11.250 pessoas pertencem a esta faixa etária em Ibiporã.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, a proteção é garantida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.  "Todas as crianças recém-nascidas são vacinadas, mas o Ministério da Saúde expandiu a faixa etária a outros grupos visando à eliminação da doença no futuro", explicou Sebastiana. A vacina também é oferecida a grupos prioritários, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo.