Saúde

 

Publicado em: 05/08/2013 16:25

Secretaria de Saúde realiza conscientização sobre aleitamento materno


Whatsapp

 

Secretaria de Saúde realiza conscientização sobre aleitamento materno Secretaria de Saúde realiza conscientização sobre aleitamento materno

 

Segue até sexta-feira (09) a 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Com o tema "Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno", a campanha do Ministério da Saúde foca no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil para garantir o aleitamento até os dois anos.

 

Segundo a coordenadora de programas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rosangela Borges, uma equipe participou de um congresso em Londrina para aprimoramento na área. "Durante toda a semana orientaremos as gestantes que forem às UBSs fazer o pré-natal sobre a importância da amamentação, além da distribuição de folders e cartazes sobre o assunto", informou Rosângela.  De acordo com a coordenadora de programas de saúde, a orientação para as mães que já estão amamentando ocorrerá no dia 24 de agosto, durante campanha nacional para atualização da carteira de vacinação de crianças menores de cinco anos.

 

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009,41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7% mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.

 

A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

 

O leite humano tem propriedades que a indústria ainda não consegue reproduzir, principalmente no que diz respeito à imunologia. Para as mães os benefícios são a diminuição do risco de câncer de mama, além de estreitar os laços afetivos entre a mãe e o bebê.

 

O leite materno protege a criança de infecções e é importante no desenvolvimento do bebê. O ideal é que a amamentação ocorra até seis meses de idade.

 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno.