Publicado em: 03/09/2013 11:37

Parceria entre estado e município oferece capacitação para servidores contra a Dengue Parceria entre estado e município oferece capacitação para servidores contra a Dengue

O prefeito José Maria Ferreira, a secretária de Saúde, Leilane Furlaneto, o diretor de saúde do município Ilto de Souza, o supervisor de campo da 17ª Regional de Saúde, Silvano Marcos de Souza, e, o responsável pela aplicação de inseticida de Ibiporã, José Carlos Lucas de Campos, reuniram-se nesta segunda-feira (02), no gabinete do prefeito, para tratar sobre a capacitação para a  Semana de Atualização de Controle da Dengue, que se realizará nos próximos dias 9, 11,12 e 13 de setembro no Auditório dos Pioneiros, durante o dia todo. A capacitação é uma parceria entre governo municipal e estadual e Ibiporã será a cidade sede da microrregião de Assai, Sertanópolis e Jataizinho.

O prefeito José Maria Ferreira solicitou que o governo estadual viesse capacitar os servidores e o pedido foi atendido. “Vamos fazer uma força- tarefa, não só os profissionais da saúde, mas também de outras áreas vão participar". "Queremos fazer um mutirão e reforçar as aplicações de inseticida”, esclarece a secretária.  “A nossa equipe trabalha em dupla, porque a máquina é pesada, pesa 25kg, e às vezes não conseguimos atender todas as notificações”, acrescenta ela.

Segundo Leilaine, aproximadamente 60 servidores de diversas secretarias participarão da capacitação. “Estamos falando mais sobre endemias, porque o estado já sinalizou que nós teremos problemas no verão por conta do vírus tipo 4. Essa capacitação vai nos preparar”, explica a secretária.

A política de planejamento procura criar equipes multidisciplinares para que o município não registre uma epidemia de dengue durante o verão, época mais preocupante da doença. “Em outro momento já fizemos capacitações desse modelo com servidores que trabalham com a poda das árvores, com a boca de lobo, no cemitério. Vamos deixar uma equipe bem ajustada”, afirma Leilane.

A capacitação será dividida em duas etapas. Na próxima semana começa a parte teórica e depois eles farão a fase prática, da capacitação. Os participantes terão direito a um coffee break.