Publicado em: 04/09/2013 15:29

Posto Central passa a atender aos finais de semana e feriados

Posto Central passa a atender aos finais de semana e feriados Posto Central passa a atender aos finais de semana e feriados

Por determinação do prefeito José Maria Ferreira, visando prestar melhor atendimento à população, o Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (posto central) passa a atender aos finais de semana e feriados, das 10 às 18 horas. O objetivo é desafogar o atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Cristo Rei, alvo constante de reclamações da população pela demora no atendimento. Segundo o diretor de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ilto de Souza, oito profissionais atenderão os usuários. Um médico clínico geral estará de plantão neste período. Um Transporte Emergencial Centralizado (TEC) ficará baseado no posto para o caso de encaminhar algum paciente para o hospital. O posto central também passa por uma ampla reforma e ampliação que melhorará o atendimento e as condições de trabalho. Mais de R$1 milhão será investido nas obras, que devem ser entregues no início do próximo ano.

A expectativa é atender diariamente 30 pessoas aos finais de semana. No primeiro dia de abertura do posto, domingo passado (1), 22 pessoas buscaram atendimento. "A experiência foi muito positiva. Procuramos com esta medida fazer um atendimento médico mais humanizado, rápido e eficiente, fortalecendo a atenção primária e descongestionando a urgência e emergência dos hospitais", explicou a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto. Cerca de 100 pessoas são atendidas diariamente no PS do Hospital Cristo Rei.

Outra medida para desafogar o Pronto Socorro e otimizar o atendimento médico é a realização de uma campanha de esclarecimento e conscientização junto a  população para melhor utilização dos serviços de saúde no município. Um vídeo sobre a classificação de risco foi produzido pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ibiporã e será veiculado no Canal 21, redes sociais www.facebook.com/ibiporadigital e site da Prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br). "Observamos que muitas pessoas procuram o hospital para casos sem gravidade, sendo que este se destina aos serviços de urgência e emergência. Já as UBSs estão preparadas para atender os casos mais simples", informa o diretor de saúde.

Protocolo respeitado mundialmente, a classificação de risco separa por cores os casos, dependendo do estágio de urgência. O vermelho é para emergência, o amarelo, urgência, o verde, pouco urgente, e o azul, não urgente. "O PS do Cristo Rei deve ser procurado para os casos de urgência e emergência, tais como acidentes, crises cardíacas e respiratórias, fraturas, traumas, desmaios. As mulheres com mais de 20 semanas de gestação também possuem atendimento preferencial. Para casos de menor complexidade, que podem ser assistidos no consultório médico ambulatorialmente, a orientação é que se procure o posto de saúde mais próximo que uma equipe médica fará a classificação de risco e, se necessário, o encaminhamento hospitalar", explica a secretária.

Além destas iniciativas, outras ações estão sendo tomadas para humanizar e dar mais resolutibilidade aos atendimentos dos usuários do sistema, como estabelecimento de novas formas de abordagem, organização da rede, identificação da vulnerabilidade epidemiológica de cada região, informatização das UBSs com a substituição do prontuário de papel pelo eletrônico e estabelecimento de novas diretrizes nas cinco linhas de atenção priorizadas pelo governo estadual: gestante, idoso, criança, portadores de deficiência e urgência e emergência.