Publicado em: 19/09/2013 15:50

Campanha municipal conscientiza quando procurar postos de saúde e o pronto socorro do Cristo Rei Campanha municipal conscientiza quando procurar postos de saúde e o pronto socorro do Cristo Rei

A administração municipal, através do Núcleo de Comunicação Social, inicia a segunda etapa da campanha de esclarecimento e conscientização junto à população para melhor uso dos serviços de saúde no município. Duas séries de materiais foram elaboradas com a finalidade de orientar os cidadãos sobre quando procurar o pronto socorro ou o posto de saúde.

Além dos vídeos, várias matérias jornalísticas foram produzidas pelo Núcleo de Comunicação Social da Prefeitura e divulgadas pelos veículos oficiais, além da produção de releases distribuídos aos canais de comunicação local e regional (televisão, internet, rádio, jornal impresso), juntamente com artes e banners.

Hoje, a rede municipal de saúde [básica] de Ibiporã, conta com mais de 35 médicos distribuídos nos oito postos do município. Além da equipe de dentistas, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que estão à disposição dos moradores. Para diminuir a espera dos cidadãos que precisam de atendimento médico nos finais de semana e feriados, o prefeito José Maria Ferreira, determinou à secretaria de Saúde a abertura do Posto Central também nesses dias, das 10h às 18h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) oferecem os serviços de consulta médica, curativos, tratamentos odontológicos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, distribuição de remédios básicos, quando prescritos pelo médico e, se necessário, o encaminhamento para o pronto socorro do Hospital Cristo Rei, e outras especialidades.

O pronto socorro do hospital atende os casos de urgência e emergência como: acidente de trânsito e trabalho, crises cardíacas e respiratórias, fraturas, traumas e cortes. Atende também pacientes que sofreram queimaduras de 2º e 3º graus além daqueles que passaram por desmaios, sufocamentos e crises asmáticas. As mulheres com mais de 20 semanas de gestação também possuem atendimento preferencial no Cristo Rei. Os outros atendimentos, de menor complexidade, são todos feitos nos próprios postos de saúde.

Desde 2012, a Administração Municipal destina o maior valor repassado para área da saúde em Ibiporã. Do orçamento municipal, 29,63% foram investidos exclusivamente para manutenção, ampliação e melhoria do sistema de saúde na cidade. A porcentagem repassada é praticamente o dobro do que preconiza a lei federal, que determina que os municípios invistam ao menos 15% do orçamento na área, demonstrando todo o empenho e esforço da Administração Municipal em atender a população. A prefeitura também repassa ao Hospital Cristo Rei R$ 248 mil mensalmente, referentes aos serviços de plantões, ortopedia, urgência e emergência.

Abaixo, assista aos dois vídeos da campanha de conscientização para melhor utilização dos serviços de saúde no município.

Quando Procurar Pronto Socorro Hospital Cristo Rei