Publicado em: 26/09/2013 16:24

Mutirão oftalmológico com alunos da rede municipal neste sábado (28)

Mutirão oftalmológico com alunos da rede municipal neste sábado (28) Mutirão oftalmológico com alunos da rede municipal neste sábado (28)

A Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ibiporã (Apadevi) em parceria com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (28) um mutirão de consultas oftalmológicas com 80 alunos do 1° ao 5° ano das escolas municipais de Ibiporã. É a primeira vez que o atendimento é realizado no município.

As crianças serão atendidas no Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi) pela equipe do diretor clínico do Hoftalon, Nobuaqui Hasegawa. Os alunos a serem consultados no mutirão já passaram pela triagem visual realizada pela equipe do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi), através do Programa de Prevenção Precoce de Problemas Oculares, em todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em média 10% das crianças que realizam a triagem nas escolas apresentam algum tipo de problema e precisam realizar mais consultas para confirmar o diagnóstico.  Durante o mutirão as crianças também participarão de ações educativas, como debates e exibição de filmes sobre vários assuntos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto, o objetivo da ação é agilizar os atendimentos no Cremi.  "O Hoftalon é um centro de referência de alta complexidade no tratamento oftalmológico e possui reconhecidos projetos na área de responsabilidade social. Agradecemos a colaboração da Apadevi e da equipe do dr. Hasegawa para a realização deste mutirão", afirma Leilaine.

Mutirão oftalmológico

Quando: sábado (28 de setembro)

Horário: 9 às 13 horas

Onde: Cremi - Rua Paulo Frontin, 267