Publicado em: 12/07/2010 15:29

Novos e grandes investimentos na saúde

Novos e grandes investimentos na saúde Novos e grandes investimentos na saúde

Acaba de chegar à cidade um grande lote de medicamentos adquiridos pela Prefeitura por meio do Consórcio Paraná Saúde, no valor total de R$ 68 mil. A compra por meio do consórcio tem permitido à administração municipal a aquisição de um número maior de itens e a um preço mais baixo do que se fosse pelo processo convencional.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o aumento da oferta de produtos e a inclusão de novos itens na cesta básica de medicamentos foi uma das prioridades do prefeito José Maria logo que assumiu o governo, no ano passado.

A entrada de Ibiporã no Paraná Saúde, no início dessa gestão, permitiu esse acréscimo de itens e manteve a despesa sem grandes alterações. Outra mudança é que a aquisição de 21 itens passou para o município, tornando mais fácil o gerenciamento e a manutenção dos estoques de remédios.

Com a compra recente, o almoxarifado de medicamentos do Centro de Saúde Eugênio Dal Molin está lotado de caixas e essa cena se repete uma vez por ano, quando são adquiridos os lotes.

EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS

PARA A FISIOTERAPIA

Outra boa notícia foi o investimento de R$ 16.809,00 em equipamentos para o Setor de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, que atende os pacientes no Posto de Saúde central. Foram comprados, por exemplo, um turbilhão - que é uma espécie de banheira para hidroterapia -, dois infravermelhos, um equipamento de ultra-som, um microondas e tensores para estimulação muscular.

Também foram comprados materiais para serem usados pelos grupos atendidos pela fisioterapia, tais como bolas, colchonetes, bobath e espaguetes de isopor. O setor atende em média 120 pacientes por dia, divididos nos seguintes grupos: Alinhar (pacientes com problemas de coluna), Oficina da Vida (para gestantes), Grupo de apoio a pacientes que aguardam cirurgia de redução de estômago, Yoga para tendinite, Yoga para lombalgia, Pacientes com labirintite, \'Só para Elas\' (mulheres no período da menopausa), além do atendimento domiciliar para pessoas com dificuldades de locomoção.

Outro ponto a ressaltar é que na atual gestão foram contratados três novos fisioterapeutas, totalizando sete profissionais distribuídos nos diferentes programas da rede municipal. Outra aquisição importante da Secretaria de Saúde foram três novas geladeiras para armazenamento de vacinas, que estão à disposição da Vigilância Epidemiológica.

CENTRO DA MULHER E DA CRIANÇA

Melhorias também na parte de infraestrutura, uma vez que foi iniciada a marcação da obra do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, um investimento de R$ 403 mil, conquistado pela administração municipal junto ao Governo do Estado. O local onde será construído o Centro fica ao lado da Creche Modelo e as máquinas já iniciaram o trabalho de preparação do terreno.

MUNICÍPIO INVESTE 24,8% EM SAÚDE

A população muitas vezes acha que deveria ser melhor atendida, mas não faz idéia do quanto o município investe a mais do que deveria na área de saúde. Enquanto a Constituição de 1988 estabelece que os municípios devem gastar 15% do seu orçamento em saúde, Ibiporã investiu no ano passado 24,89%, índice quase igual ao da educação - que obrigatoriamente tem que ser de 25%. \"Esse aporte de recursos na saúde tem ocorrido porque é uma das prioridades estabelecidas pelo prefeito José Maria, além do investimento em trabalho e educação\", afirma Leilaine.

AQUISIÇÕES E CONQUISTAS

• Centro da Mulher e da Criança - R$ 403 mil
  • Novo lote de medicamentos - R$ 68 mil
  • Equipamentos para a Fisioterapia - R$ 16.809,00