Publicado em: 03/10/2013 12:23

Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama

Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao Câncer de Mama. O movimento mundial, que foi iniciado nos anos 90 nos Estados Unidos, remete ao símbolo do LAÇO ROSA, e tem por objetivo alertar a população e levar a conscientização do diagnóstico precoce, visto que o câncer de
 mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

No Brasil de 2011 para 2012, teve um aumento  de 7% de casos. Em nosso município temos 367 em seguimento de mulheres em tratamento por alguma anomalia nas mamas. Esses dados são de extrema preocupação para a Administração Municipal e a Saúde Publica, pois é um desafio alertar a população quanto a prevenção da doença, diante da resistência de mulheres que em sua maioria são trabalhadoras, não tem tempo de se cuidar e acreditam que só tem que se preocupar com a doença quando esta apresenta sintomas. Entretanto, esta postura é perigosa, pois o câncer de mama e de colo uterino quando tem sintomas é que o câncer já esta instalado e a cura se torna mais difícil, por isso é que trabalhamos com a prevenção.

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
Mulheres com antecedentes de algum tipo de câncer na família também são consideradas de risco e devem ficar atentas aos exames. A campanha municipal será realizada no mês de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Autoexame das Mamas

O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

O exame físico deve ser realizado por profissional de saúde qualificado para esta atividade. Este exame deve ser realizado por todas as mulheres, independente da idade, uma vez por ano. Mamografias acima dos 40 anos, ou quando solicitada pelo médico.

A Prevenção em Ibiporã

Em nosso município estamos alertando a população nas Unidades Básicas de Saúde, realizando exames nas UBS e entidades não governamentais e nas empresas.

Lembrando que todas as mulheres têm direito de realizar uma vez por ano seu exame preventivo de colo uterino e câncer de mama. Vá até uma UBS e se informe. Todas as UBSs realizam exame de mama e colo uterino diariamente.

A prevenção é um direito de todas as mulheres e garantia para uma vida melhor.

Fonte: DataSUS e INCA