Publicado em: 06/11/2013 11:46

Inaugurada Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy

Inaugurada Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy Inaugurada Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy

Ibiporã conquistou mais uma grande obra na área da saúde. Na noite desta terça-feira (05) foi inaugurada a Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy, no Jardim Antônio Semprebom (Rua São Vicente de Paulo, 215), próximo ao asilo São Vicente de Paula.

Participaram da cerimônia o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, a primeira-dama e presidente da honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente e o vice da Câmara de Vereadores de Ibiporã, Mari de Sá e Orlando Ferreira, respectivamente, a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, a chefe da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanchez, representando o governo estadual, o secretário de Cultura de Cambé, Márcio Martin, representando o deputado estadual Gilberto Martin, ex-vereadores, autoridades civis, militares, eclesiásticas, servidores da Secretaria da Saúde, secretários, moradores e familiares da pioneira Maria Braga Goody.

Leilaine ressaltou a parceria entre os governos estadual e municipal para a concretização da obra. O estado investiu R$ 393.813,20 numa área de 256,62 m² doada pelo município e equipou a unidade de saúde. A administração municipal aplicou R$ 27.629,80 em reparos e finalização da área externa do local.

A Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy atenderá das 07 às 18h nos dias úteis, e oferecerá os serviços de clínica geral, pediatra, ginecologista, atendimentos de enfermagem, atendimento de agentes comunitários e sanitários e dentistas além das equipes que fazem visitas domiciliar a pacientes acamados. A nova UBS também contará com um pediatra o dia todo.

Pontuando as conquistas na área da saúde, como a reforma e construção de novas UBSs, os programas de educação em saúde, a capacitação e contratação de novos servidores e os investimentos em infraestrutura, Leilaine enfatizou os esforços da administração por uma saúde mais resolutiva e humanizada, focada na prevenção.

De acordo com o prefeito José Maria Ferreira, esta nova unidade vem reforçar a estrutura na área da saúde em Ibiporã. "O foco da administração, com esta nova unidade, é estruturar a rede de serviços públicos na área de saúde focando nos nossos munícipes. Também queremos dar uma condição de conforto aos nossos servidores, proporcionando um ambiente de trabalho adequado, que traga algumas facilidades para a execução do serviço", explica o prefeito.  "Sabemos o quanto a população ansiava por esta obra e, apesar das readequações, a unidade de saúde corresponderá ao que a população precisa e merece. Podem ter certeza que atenderemos a todos com muito profissionalismo e carinho", assegurou Sandra Moya.

O prefeito lembrou que a região que agora abriga a nova unidade é a que mais tem recebido investimentos da administração. "Vejo aqui a creche, a UBS, o CCI que será reinaugurado daqui a alguns dias, o Complexo SocioEducacional, o Museu do Café. Certamente este trecho representa a nossa administração, centrada em valores humanos, culturais, éticos. Quero fazer um agradecimento especial a todos, que com muito esforço e dedicação tem nos ajudado a enfrentar as adversidades para promover mais saúde, educação e trabalho aos cidadãos ibiporaenses", acrescentou José Maria.

Maria Braga Godoy

A Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família leva o nome da pioneira Maria Braga Godoy, esposa do primeiro prefeito de Ibiporã, José Pires Godoy. Dona Maria Braga Godoy é lembrada pela dedicação que sempre teve com a família e comunidade, por acreditar no ser humano e querer dar o melhor de si a quem precisasse. A pioneira viveu até os 100 anos. Faleceu dia 10 de novembro de 2011, por falência múltipla dos órgãos, deixando três filhos, sete netos e sete bisnetos.

Conhecendo a história de dona Maria Braga Godoy, o prefeito José Maria Ferreira sugeriu o nome dela para a nova unidade de saúde do município. "Aqueles olhos mesmo aos 100 anos encantavam. Eles tinham uma beleza incrível!", afirma o prefeito. "Esperamos que todo servidor quando olhar para um cidadão olhe com os olhos da dona Maria Braga Godoy, pois sempre foram uns olhos cândidos, bonitos e límpidos. Ela tinha uma devoção especial pelo ser humano, e é por isso que nós estamos homenageando a dona Maria com o nome desta unidade de saúde", justificou ele.

O filho da pioneira, Rubens Pires Goody, agradeceu a homenagem. "Minha mãe era uma mulher extraordinária e a honraria é justa e merecida. Eu que trabalho no setor da saúde há 58 anos e viajo por várias cidades faço questão de falar da preocupação que município possui com a qualidade de vida do cidadão. José Maria, se minha mãe estivesse aqui certamente falaria "Deus te abençoe" , finalizou Godoy.