Publicado em: 07/11/2013 13:50

Entrega da reforma e ampliação da UBS do San Rafael é nesta sexta-feira (08)

Entrega da reforma e ampliação da UBS do San Rafael é nesta sexta-feira (08) Entrega da reforma e ampliação da UBS do San Rafael é nesta sexta-feira (08)

Acontece nesta sexta-feira (08), data em que Ibiporã comemora 66 anos de emancipação política, às 19 horas, a solenidade de entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Mauro Deu Filgueiras, no Jardim San Rafael.

O espaço foi completamente reformado e ampliado em 292,07 metros quadrados, totalizando 537,03 metros quadrados. A UBS, toda informatizada, passa a contar com seis consultórios (um apenas para acupuntura), salas de espera amplas e arejadas, sala de observação, sala para atendimento odontológico, outra de inalação e uma para as reuniões dos grupos de educação em saúde (hipertensos, diabéticos, tabagismo e Oficina da Vida). A obra é resultado de um convênio entre governo federal, via Caixa Econômica Federal, e município.

O total investido foi de R$524.632.13 (R$341.250,00 de recursos federais, via emenda do deputado federal André Vargas, e R$183.382.13 municipais). A Norma Construções Civis, de Londrina, foi a empreiteira responsável pela execução das obras. "A população encontrará uma UBS estruturada, com condições de acessibilidade, salas amplas, confortáveis e arejadas. Os servidores também foram capacitados para oferecer um atendimento mais humanizado aos usuários", ressalta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Inaugurada em1991, esta é a primeira vez que o prédio passou por uma grande reforma. A UBS é uma das mais procuradas de Ibiporã, abrangendo um público de 13 mil pessoas. Uma média de 160 pessoas são atendidas diariamente na unidade de saúde.

Mauro Feu Filgueiras

Nasceu em Miraí - Minas Gerais, a 12 de novembro de 1911. Filho do farmacêutico José Gonçalves Filgueiras e da professora Guilhermina Feu Filgueiras. Teve quatro filhos, seis netos e seis bisnetos.

Chegou a Ibiporã em 1940, com a esposa, Dulce Pereira Filgueiras. Médico pioneiro no município, fundou o Hospital Santa Terezinha, primeiro hospital da cidade.

Abnegado, dr. Mauro não poupou esforços para cuidar da população ibiporaense. Deslocava-se a pé ou a cavalo para atender os pacientes. Durante a Segunda Guerra Mundial, em uma época em que tudo era escasso, da gasolina ao medicamento, o médico tratou moléstias graves como malária e diarreia primaveril. A equipe médica do Hospital Santa Terezinha também teve papel fundamental no socorro às vítimas de um grave acidente entre um ônibus em um trem na estrada ferroviária entre Ibiporã e Londrina no ano de 1944.

Foi homenageado pela Câmara de Vereadores em 1959, recebendo o título de Cidadão Honorário do Município de Ibiporã. Em 1969 recebeu diploma de Honra ao Mérito, na qualidade de médico e cidadão, pelos relevados serviços prestados na instalação de água e luz na cidade.

Em 1991 teve seu nome emprestado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim San Rafael. Faleceu no dia 22 de dezembro do mesmo ano, aos 80 anos.

Serviço:

Entrega da reforma e ampliação da UBS Dr. Mauro Fel Filgueiras

Quando: 8 de novembro (sexta-feira)

Onde: Rua Apucarana, 280 - Jd. San Rafael